Notícias

Hemorio inicia a campanha vista a camisa da solidariedade

Hemorio inicia a campanha vista a camisa da solidariedade

O Hemorio inicia, nesta terça-feira (5), a campanha “Vista a camisa da solidariedade”, que busca incentivar as doações de sangue durante o período do Carnaval. Grandes escolas de samba do Rio de Janeiro participam da ação, levando ritmistas, passistas e casal de mestre sala e porta-bandeira para o salão de doação da unidade, no Centro. A Portela é a primeira a se apresentar ao lado da corte do Rei Momo da cidade, seguida por Mocidade, Mangueira, Vila Isabel e Salgueiro. As apresentações acontecem semanalmente, até o fim de fevereiro.

Durante o Carnaval, ocorre uma baixa de até 30% nos estoques disponíveis para transfusões, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante as festividades. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país, são coletadas uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.  A autorização pode ser obtida no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Aonde doar em Niterói?

O Hemorio divulga também endereços alternativos para a doação de sangue. Em Niterói o endereço é, Av. Marquês do Paraná, 330, Centro, Hemocentro Regional de Niterói/Hospital Universitário Antonio Pedro. O Horário para Doações divulgado é 2ª a 6ª de 08h às 12h. O telefone para contato é 2629-9063 e 2629-9066.