Destaques

Secretário de Polícia Militar, Coronel Figueredo, anuncia reforço no policiamento ostensivo

Ampliar ao máximo o policiamento ostensivo nos espaços urbanos, sobretudo nas vias expressas e nas áreas de maior incidência criminal, foi o primeiro compromisso público assumido pelo novo Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Rogério Figueredo de Lacerda, logo após ser empossado no cargo, em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (03.01) no pátio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq).

Uma das medidas concretas para viabilizar a presença  maior da Polícia Militar nas ruas será a duplicação do efetivo do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões), unidade criada recentemente com a missão de patrulhar as vias urbanas, além de fazer abordagens a veículos e pessoas.

 

RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) / Divulgação

A cerimônia de transmissão de Comando da Polícia Militar contou com a presença do Governado do Estado Rio, Wilson Witzel, e outras autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes das Forças Armadas. O Coronel Figueredo recebeu o Comando da Corporação das mãos do Coronel Luis Claudio Laviano, que assumiu o cargo de Comandante-Geral da PMERJ em março do ano passado, após a decretação da Intervenção Federal na Segurança do Rio de Janeiro.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia, o Coronel Figueredo ressaltou que a troca de Comando ocorre num momento histórico para a bicentenária e vitoriosa Corporação, ao lembrar que a Polícia Militar do Rio de Janeiro, mais de 20 anos depois, volta a obter o status de Secretaria de Estado.

“A mudança amplia nossos horizontes de ações, nos concede mais autonomia, nos oferece um protagonismo maior tanto na formulação de políticas públicas de segurança quanto na condução dos rumos internos de nossa Corporação. Em compensação, o novo status aumenta de forma significativa a nossa responsabilidade. Somos agora os responsáveis diretos por gerir os recursos públicos destinados à recém-criada Secretaria Estadual da  Polícia Militar”, disse o Coronel Figueredo.

A cerimônia contou com a presença do Governador do Estado do Rio, Wilson Witzel / Divulgação

O novo Secretário da Polícia Militar parabenizou seu antecessor, ressaltando que o Coronel Laviano pelo empenho e dedicação para recolocar a Corporação em melhores condições de cumprir sua missão, lembrou os benefícios produzidos pela Intervenção Federal e agradeceu ao Governador Wilson Witzel por ter-lhe confiado uma missão tão nobre e relevante.

Ao discursar para os convidados, para tropa formada e policiais militares de diferentes unidades, o Governador Wilson Witzel comprometeu-se a defender e apoiar os policiais no desempenho de sua missão e trabalhar pela integração de todos os órgãos de segurança do Estado.

O Coronel Luis Claudio Laviano agradeceu o apoio de todos que contribuíram para que cumprisse com êxito sua gestão à frente da Corporação e prestou uma homenagem especial aos policiais que tombaram ou ficaram mutilados no cumprimento do dever. “Choramos em silêncio a morte dos nossos camaradas diante da indiferença da maioria. Mesmo assim, não recuamos. Continuamos lutando ferozmente contra todas as injustiças, o descumprimento da lei, sem jamais nos acovardarmos”, ressaltou o Coronel Laviano.

Encerrada a solenidade no pátio do BPChq, os oficiais e convidados seguiram para o Salão Nobre da unidade para acompanhar a posse do Coronel Márcio Basílio como Subsecretário Geral da Polícia Militar.

 

Perfil do Secretário de Estado de Polícia Militar

Coronel Figueredo

O Coronel Rogério Figueredo de Lacerda tem 48 anos, dos quais 28 dedicados à Polícia Militar.

Atuou como instrutor e comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP); desempenhou funções em áreas administrativas e de assessoramento do Comando-Geral, como também nas áreas de Inteligência, Operacional e Correcional. Foi Comandante de do 37º BPM (Resende) e 18º BPM (Jacarepaguá).

Antes de assumir o cargo de Secretário de Estado de Polícia Militar, o Coronel Figueredo estava à frente da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).

No campo acadêmico, tem formação em Comunicação Social, Educação Física, além de concluir o Curso Superior de Polícia Integrada e MBA em Gestão de Segurança Pública.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top