Livro aborda quatro séculos da medicina em Niterói

A DB Editora acaba de publicar o livro “A História da Medicina em Niterói”, um dos primeiros projetos consolidados por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, tendo o Complexo Hospitalar de Niterói como único incentivador. A diretora do CHN, Dra. Ilza Fellows recebeu de primeira mão a obra, através dos diretores da DB Editora, Franciane Barbosa e Antonio Duarte. O lançamento oficial do livro será no dia 08 de janeiro, a partir das 18h30, no Bistrô MAC, em uma solenidade que reunirá a comunidade médica e alguns convidados.

Em 216 páginas, a obra traz um resumo atualizado da trajetória da Medicina e da classe médica em Niterói, desde a fundação da cidade até os dias atuais, atravessando quatro séculos de acontecimentos que marcaram tanto a população local quanto os rumos da saúde no estado e no país.

Com tiragem de dois mil exemplares e distribuição 100% gratuita – assim como sua impressão via internet – direcionada principalmente a bibliotecas, escolas, universidades e instituições médicas, a publicação foi produzida por uma equipe composta por jornalistas, revisoras, designer, fotógrafo e historiadora. O livro mapeia a história de instituições importantes ao município, incluindo hospitais (ativos e inativos) e entidades (classistas e assistenciais), além de patrimônios de projeção nacional, como o Programa Médico de Família, o Instituto Vital Brazil e a Universidade Federal Fluminense – berço de renomados médicos e um orgulho niteroiense. O trabalho também exalta a rica carreira de alguns dos principais nomes da Medicina da cidade, muitos deles pioneiros em âmbito internacional, que colaboraram no admirável vanguardismo de Niterói, celeiro de talentos e palco de descobertas decisivas no campo da saúde.

A obra pretende servir de base a estudiosos e curiosos sobre o tema, entre profissionais e leigos, e homenagear mais de cem grandes médicos (presentes e saudosos), registrando suas realizações e qualidades humanas em biografias que os conservem como exemplo às futuras gerações.

 

Foto: Os diretores da DB Editora, Franciane Barbosa e Antonio Duarte entregando o livro à Dra. Ilza Fellows, diretora do CHN, incentivador do projeto / Divulgação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *