Cidades

Verão começa hoje com previsão de 41°C

Verão começa hoje com previsão de 41°C

O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente às 20h22 de hoje (21) e vai até 20 de março de 2019. Nas próximas 48 horas a temperatura deve atingir e até passar da marca dos 40°. A previsão é de que a temperatura chegue aos 41°C hoje, 21 dezembro. O período, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se caracteriza pela elevação da temperatura e dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.

Nessa estação, segundo o Inmet, a chuva é frequente em praticamente todo o país.

“Devido às suas características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”, informou o instituto.

No Rio de Janeiro, a chuva deve ficar ligeiramente abaixo do normal. “Porém, vale destacar que a ocorrência de tempestade (chuva e ventos fortes que podem ser acompanhadas de granizo) é normal durante o verão na Região Sudeste e não está descartada”, alertou o instituto.

Com Ebc e Clima Tempo

Foto: Jornal Cidade de Niterói