Cidades

Campo de São Bento ganha nova iluminação com LED amarelo

Campo de São Bento ganha nova iluminação com LED amarelo

O Campo de São Bento, em Icaraí, é a primeira área pública da cidade a receber iluminação com LED amarelo. A escolha por este tipo de luz foi feita por apresentar menor impacto para as plantas e os animais. A instalação da nova iluminação, que faz parte do projeto de revitalização do parque, já foi concluída.

Na manhã desta segunda-feira (3), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve no Campo de São Bento acompanhando os trabalhos de revitalização. Neves enfatizou que a iluminação foi um dos principais pontos abordados na consulta pública para melhorias no parque, assim como a construção de novos banheiros.

Foto: Luciana Carneiro

“O Campo de São Bento é um espaço de convivência dos niteroienses, um espaço de encontro das famílias da cidade, não só de Icaraí, como de todas as outras regiões. O Campo completou 110 anos em 2018 e estamos realizando melhorias. Os projetos foram analisados junto ao Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac), que já aprovou a reforma e ampliação dos banheiros. Também está sendo feita a limpeza dos lagos e tivemos a nova iluminação concluída”, disse Neves.

Ao todo, de acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, foi feita a substituição de 126 luminárias de vapor de sódio de 400W por luminárias de LED amarelo de 250W nos 42 postes do Campo de São Bento. Também foi realizada a substituição de sete luminárias de vapor de sódio 150W por luminárias de LED branco de 120W na pista de patinação.

“Os pontos mais altos receberam o LED amarelo, e os mais baixos, LED branco. O LED amarelo é ambientalmente correto, tem menos impacto para os animais silvestres e as plantas. Este tipo de iluminação não causa estresse para a fauna e a flora. Além disso, o LED amarelo consome menos energia que o branco e tem uma vida útil maior. O LED branco é mais indicado para eixos principais, uma vez que oferece melhor visibilidade”, afirmou Dayse Monassa.

Fotos: Luciana Carneiro