Destaques

Dia da Homeopatia é lembrado em palestra no Barreto

Nesta terça-feira (27), em comemoração ao Dia Nacional de Homeopatia, celebrado no último dia 21, a Fundação Municipal de Saúde realizou uma palestra sobre o tema na Policlínica Regional do Barreto, João Vizela. Cerca de 30 pessoas participaram do evento, entre servidores da rede pública de saúde e estudantes da área médica.

Com o título “Arte de Curar”, a palestra foi ministrada pelas médicas Maria Conceição Stern e Rosemery Santos, que apresentaram um histórico sobre a homeopatia desde sua invenção pelo médico alemão Samuel Hahnemann e como Niterói aderiu ao método através do pioneirismo do médico Guilherme March no combate à Gripe Espanhola no Barreto, no começo do século passado. Desde a década de 1980, o Conselho Federal de Medicina reconhece a homeopatia como especialidade médica.

“Ao considerar o indivíduo como um todo, o medicamento homeopático tem ação em toda estrutura do paciente, com capacidade de cura de doenças agudas e crônicas e de agir em seus sintomas mentais, físicos, gerais e locais”, afirmou Maria Conceição Stern, diretora da Policlínica Guilherme March, no Fonseca.

Rosemery Santos, que atua na unidade do Barreto, reforçou a importância da farmácia homeopática recém-instalada na Policlínica João Vizela, que fabrica e distribui medicamentos homeopáticos. “Com a homeopatia, o próprio organismo começa a desenvolver mecanismos de auto-regulação e assim volta aos níveis de equilíbrio de seu estado de saúde”, completou.

Fotos: Divulgação 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top