Cultura

Noite de dança na Orla de São Francisco

Noite de dança na Orla de São Francisco

Noite de dança marcou a programação dos 445 anos de Niterói, com a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói e a Comrua Companhia de Dança. Mais de 300 pessoas, acomodadas em cadeiras, numa área especialmente preparada na faixa de areia da Praia de São Francisco, assistiram aos espetáculos “Casa de Carií” e “Ronco dos Motores”, na noite da última sexta-feira (23.11). Na plateia, destaque para o grupo ‘Incríveis Poderosos’, formado por pessoas com deficiência, que foi curtir o evento.

Mantida pela Prefeitura de Niterói e referência para o país, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, com 26 anos de história, mesclou dança contemporânea e ritmos que exploram a brasilidade e levou para o palco o trabalho “Casa de Carii”, assinado pelo coreógrafo Gleidson Vigne.

Companhia de Ballet da Cidade de Niterói / Foto: Thiago Côrtes

Com uma trilha sonora que passeou pela riqueza e diversidade da música brasileira, especialmente o samba, associada à experimentação de diferentes formas de ver e entender a contemporaneidade, o público assistiu encantado aos movimentos vigorosos dos 25 bailarinos em cena.

“É sempre fantástico quando a Companhia de Ballet sai do lugar comum, que é o teatro, e vem para a praia. As pessoas ficam à vontade e o resultado é ótimo. Sempre nos apresentamos no aniversário de Niterói com muito sucesso. Aproximar a nossa produção artística do público é primordial para a companhia”, ressaltou Fran Mello, Diretor Artístico da Companhia de Ballet.

A abertura da noite ficou por conta de Comrua Cia de Dança, com o espetáculo “Ronco dos Motores”, dos coreógrafos Pâmela Oliveira e Rodrigo Pires. A obra abordou o comportamento humano em um mundo cada vez mais mecânico, rotineiro e individualista. Durante a apresentação, os bailarinos convidaram pessoas da plateia para interagirem, no palco, com os diversos tipos de danças urbanas e contemporâneas, arrancando muitos aplausos do público.

Comrua Cia de Dança / Foto: Thiago Côrtes

Para Rodrigo Pires, diretor da Comrua, se apresentar no aniversário da cidade é um momento sempre especial. “O nome Comrua é ligado à cidade de Niterói. É sempre um prazer participar da festa de aniversário do município e ter este contato direto com o público. Foi uma noite muito especial!”, afirmou Pires.

Na plateia, parte do grupo terapêutico “Incríveis Poderosos”, formado por pessoas com deficiência, entre adolescentes, jovens e adultos, aprovou os espetáculos e ainda cantou “parabéns” para Niterói.

“Somos um grupo de convivência. Desenvolvemos habilidades sociais, linguagem e autonomia junto a essas pessoas e a interação e circulação são fundamentais. Foi muito bom trazê-los e ainda podermos contar com uma área exclusiva”, disse a fonoaudióloga e terapeuta do grupo, Flávia Mendes Ribeiro.

As celebrações pelo aniversário da cidade seguem até o dia 2 de dezembro, com programação gratuita.

 

PRÓXIMAS ATRAÇÕES:

25/11 – BLOCO SARGENTO PIMENTA + CALANGLES + OS BRITOS
17h30 – São Francisco
GRATUITO

02/12 – EMICIDA + RAEL
19h – Praia de Piratininga
GRATUITO

Fotos/crédito: Thiago Côrtes