Notícias

Áreas turísticas de Niterói ganham reforço na segurança a partir de 2019

Áreas turísticas de Niterói ganham reforço na segurança a partir de 2019

A partir do ano que vem, o turismo de Niterói ganhará um reforço na segurança. Após receber um treinamento oferecido pelo Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da PM (BPTur), agentes de segurança da cidade vão atuar em pontos estratégicos que atraem visitantes nacionais e internacionais. A iniciativa foi anunciada pela tenente-coronel Luciana Rodrigues, comandante geral do órgão, durante o I Fórum de Segurança Turística promovido no dia (12/11) pelo Sebrae Rio em parceria com a Neltur, a ABIHRJ e a Secretaria Municipal de Ordem Pública na CDL de Niterói.

A cidade é uma das 89 áreas de interesse turístico no Estado do Rio. Não só a proximidade da capital e as atrações arquitetônicas e naturais do município justificam esse título, explica a tenente-coronel Luciana Rodrigues. “A cidade é uma porta de entrada para outras áreas estratégicas, como a Região dos Lagos. Por isso, precisa contar com policiais treinados especialmente para atender demandas relacionadas ao turismo”, afirma a comandante geral do BPTur.

Trabalho em conjunto

O coordenador da regional Leste Fluminense do Sebrae Rio, Leandro Marinho, destaca que o  setor cumpre um importante papel econômico  na cidade. “Garantir mais segurança nos pontos turísticos é também uma forma de atrair mais visitantes e gerar mais empregos e renda, trazendo bons frutos para a economia local”, diz, defendendo a importância de estreitar as relações entre os empresários da área, associações de turismo e as forças públicas.

“Os comerciantes e prestadores de serviço têm contato direto com os visitantes. Conseguem coletar críticas e sugestões e ajudar na prevenção, orientando os turistas. Por isso, esse trabalho precisa ser conjunto, não depende só da polícia”, complementa a tenente-coronel Luciana Rodrigues.