Cidade

Operação Verão começa em 15 de novembro em Niterói

Doze praias terão reforço no policiamento, limpeza e ordenamento

A Prefeitura, anunciou, nesta quinta-feira (8), o início da Operação Verão 2018-2019 em doze praias da cidade. Por conta das temperaturas mais altas e do grande movimento de moradores e turistas na orla de Niterói, a ação de ordenamento das praias e do trânsito vai acontecer de 15 de novembro a 10 de março. Além da atuação de diversos órgãos públicos municipais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros participarão de forma integrada com o Município.

“Nossa gestão trabalha com planejamento, vigilância e monitoramento, numa ação integrada entre os órgãos da prefeitura e instituições parceiras, como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, para que tenhamos um verão organizado e nossos cidadãos e turistas possam usufruir das praias com tranquilidade e ordem. A praia é um espaço de convívio e peço para que cada um dos cidadãos nos ajude descartando o lixo de forma correta, não estacionando na garagem dos moradores, respeitando a lei de vizinhança, não usando caixas de som ou prejudicando a convivência de qualquer maneira. A participação do cidadão é muito importante para que a Operação Verão seja bem-sucedida”, destacou Rodrigo Neves.

 

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói), tenente-coronel Márcio Guimarães, informou que 62 policiais estarão dedicados à Operação Verão, atuando de forma conjunta com a Guarda Municipal, fazendo o patrulhamento a pé, de bicicleta, motocicletas, quadriciclos e viaturas. “Nossa atuação será integrada com a da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Com o reforço do policiamento nessas áreas de grande movimento e em pontos estratégicos, nossa expectativa é garantir a Segurança Pública adequada para a população”, ressaltou.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, a Operação Verão vai contar com 70 agentes da Seop, incluindo guardas, agentes operacionais e da Fiscalização de Postura que vão promover o ordenamento nas faixas de areia, calçadão, ruas e praças próximas aos locais frequentados pelos banhistas. Os agentes também fiscalizarão os quiosques. Flanelinhas serão conduzidos por exercício ilegal da profissão. “Como fazemos todos os anos durante o período de maior movimento nas praias, vamos fiscalizar e organizar. Todos podem se divertir, mas é importante respeitar as leis e não incomodar moradores ou outros banhistas. Também queremos manter o ordenamento nos quiosques e no comércio para impedir ocupação do espaço público que, muitas vezes, impede o ir e vir das pessoas”, afirmou o secretário.

O presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha, explica que 30 agentes de trânsito vão atuar nas praias, com fiscalização em viaturas e motocicletas, além de seis reboques. “Vamos trabalhar para minimizar as consequências da grande afluência de veículos, com o objetivo de que o trânsito seja rápido, seguro e eficiente. Um dos pontos estratégicos é o acesso para as praias de Camboinhas e Piratininga, que terá três operadores organizando o fluxo de veículos nos horários de pico da entrada e saída das praias. A NitTrans também fará a organização dos estacionamentos, com a remoção de veículos parados irregularmente”, afirmou Paulo Afonso.

O presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Luiz Fróes, explica que 80 profissionais estarão atuando em tendas montadas nas praias da cidade, realizando a distribuição de sacolas plásticas e material informativo, além de esclarecimentos sobre o descarte correto dos resíduos. Fróes conta, ainda, que os tratores chamados “tatuí” estarão realizando a limpeza a partir de dezembro com horário diferenciado. “É fundamental a participação da população no descarte correto de resíduos para manter os espaços públicos limpos. Além dos serviços que garantem a limpeza da cidade diariamente, diversas ações ambientais são desenvolvidas pela Clin e levadas à população, deixando a cidade cada vez mais sustentável. Nossa atuação durante a Operação Verão tem conseguido resultados bastante positivos”, disse Fróes.

Praias – A Operação Verão acontecerá nas praias do Gragoatá, Boa Viagem, Flexas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Adão e Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

Estarão participando das ações a Seop, Neltur, NitTrans, Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Clin, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), administração regional de Icaraí, Região Oceânica, São Francisco e Charitas, Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten), Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Fotos: Luciana Carneiro

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top