Cultura

Pontos de Cultura de Niterói promovem primeira Teia Municipal

Divulgação
Divulgação

A Rede Cultura Viva Niterói realiza sua primeira TEIA municipal no próximo dia 03 de novembro, sábado, a partir das 9h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro.

Durante o encontro, os Pontos de Cultura do município vão discutir, divididos em grupos de trabalho, temas relevantes sobre Cidadania, Cultura, Diversidade e Território. Entre as pautas propostas estão: “Acessibilidade Cultural”, “Juventude e Participação Social”, “Tecnologia Social e Afirmação Identitária”, “Agentes Culturais nas Favelas”, “Memória e Patrimônio” e “Comunidades Quilombolas”.

A rede Cultura Viva de Niterói – fruto de um convênio entre a Prefeitura, por meio da Secretaria municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, e o Governo Federal, através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural – SCDC, do Ministério da Cultura – é composta por cinco pontos de cultura e um pontão. Integram a rede: o Pontão de Cultura MostrArte, mantido pelo Espaço Cultural da Grota; o Ponto de Cultura Ponto Vivo, que tem como responsável, a BEM TV; o Ponto de Cultura Memória e Fotografia Pública, da Sociedade Fluminense de Fotografia; o Ponto de Cultura Quilombo do Grotão, que pertencente ao Quilombo do Grotão, comunidade tradicional, símbolo de resistência cultural e ambiental; o Ponto de Cultura Din. Down. Down, da Ong Gingas Acessíveis; e o Ponto de Cultura Olodumirim, mantido pelo bloco afro Olodumaré.

Pontos de Cultura – são entidades culturais que promovem, impulsionam e dinamizam um conjunto de ações de cidadania cultural em seus territórios. Já o Pontão de Cultura é responsável por desenvolver ações de articulação e também de formação para os Pontos e demais agentes culturais.

 

SERVIÇO:

TEIA DA REDE CULTURA VIVA NITERÓI

Data: 03 novembro, sábado

Horário: a partir das 9h

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói-RJ

Informações: (21) 2719-9639 – ram 227

Entrada Gratuita