Saúde

Sebrae lança programa para impulsionar setor de saúde na região

Sebrae lança programa para impulsionar setor de saúde na região

Na última quinta-feira(25), cerca de 100 empreendedores da área médica participaram do lançamento do Programa de Desenvolvimento de Empresas do Setor de Saúde em Niterói. A iniciativa, promovida pelo Sebrae Rio, tem como objetivo melhorar a competitividade desse tipo de empreendimento na região através da capacitação dos empresários, principalmente na área de gestão. Para isso, o programa oferece um diagnóstico da empresa e consultorias personalizadas. O lançamento aconteceu na Associação Médica Fluminense em parceria com a Sindhleste, Unicred e a Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (Aherj).

“O setor de saúde é muito amplo e inclui diversos tipos de empresas, como clínicas, laboratórios, centros de imagem e fornecedores de materiais. Apesar das particularidades, todas têm algo em comum: dependem de uma boa gestão para crescer diante de um mercado em constante transformação”, explicou Leandro Marinho, coordenador da regional Leste Fluminense do Sebrae Rio.

Segundo dados da Sindhleste, nos últimos anos, houve uma queda no número de pessoas com plano de saúde na região. Em Niterói, cerca de 55% tem acesso ao serviço. Em São Gonçalo, a porcentagem é de 30%. Para Josier M Vilar, especialista em Gestão de Saúde, números como esses indicam a necessidade de repensar o atual sistema  e o comportamento das empresas do setor, começando pela capacitação das lideranças desses empreendimentos.

“Os hospitais estão fechando por causa de falhas de gestão. O modelo atual de saúde é insustentável em todos os sentidos: econômico, social e ambiental. Por isso, é essencial criarmos novas alternativas”, afirmou Josier.