Cidades

Estação de Tratamento de Esgoto do Sapê tem previsão para operar a partir de março de 2019

Estação de Tratamento de Esgoto do Sapê tem previsão para operar a partir de março de 2019

A Águas de Niterói, em parceria com a Prefeitura, promete concluir, até o fim de novembro, a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sapê, que tem previsão para operar a partir de março de 2019. Os próximos passos serão a conclusão da rede coletora de esgoto da bacia do Sapê e da rede coletora das bacias do Caramujo e de Santa Bárbara.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatiza que, a antecipação da construção da ETE Sapê, que estava prevista para 2023, foi solicitada pelo município junto à concessionária. “Estou muito orgulhoso pelas conquistas de Niterói na área do saneamento. Isso foi possível porque nós ampliamos e fortalecemos a parceria público privada na concessão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto e distribuição de água tratada. Nós estamos hoje com índice de 100% das regiões com água tratada distribuída. Isso é importante para a saúde, para o meio ambiente, para a recuperação de nossas enseadas e nossas lagoas e, também, para o lazer e qualidade de vida dos cidadãos”, afirma Neves.

Foto: Leonardo Simplício

A ETE Sapê será a nona da cidade e terá capacidade para tratar 63 litros por segundo, podendo atender até 30 mil pessoas nos bairros Sapê, Ititioca, Santa Bárbara e Caramujo. Para a implantação das redes coletoras de esgoto da região serão investidos aproximadamente R$ 34 milhões, que fazem parte do projeto de universalização do esgotamento sanitário em Niterói.

“Serão implantados cerca de 40 mil metros de rede coletora de esgoto e construídos mais de cinco mil metros de linhas de recalque (tubulações) e 35 elevatórias, equipamento que bombeia o efluente até a estação”, ressalta o superintendente da Águas de Niterói, Alexandre Boaretto.

Foto: Leonardo Simplício
Fotos: Leonardo Simplício