Cidades

Orla de Niterói será revitalizada

Arquivo | Projeto Quiosque em Icaraí
Arquivo | Projeto Quiosque em Icaraí
População pode opinar sobre modelo dos novos quiosques em Icaraí

A orla da Zona Sul de Niterói, que já possui uma paisagem deslumbrante da Baía de Guanabara, vai ficar ainda mais bonita. A Prefeitura de Niterói vai revitalizar os 12 quilômetros entre o Mercado São Pedro, na Ponta da Areia, até a praia de Charitas. O trajeto vai ganhar decks, mirantes e novo paisagismo, entre outras melhorias. A previsão é de que os trabalhos comecem no primeiro semestre do ano que vem e sejam concluídas em 2020.

“A transformação que vai acontecer na orla será impactante e vai mudar a dinâmica da cidade. Será uma mudança comparável à implantação do túnel Charitas-Cafubá, só que agora na Zona Sul. A orla vai adquirir a dimensão de cidades internacionais, estimulando o turismo, valorizando imóveis e tornando esse passeio ainda mais agradável e belo”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.

Divulgação

O Projeto Orla será dividido em três frentes de obras, que poderão ocorrer de forma simultânea, mesmo que não sejam iniciadas ao mesmo tempo: do Mercado São Pedro ao Forte Gragoatá, do Forte ao início da Estrada Fróes e na praia de Charitas.

O primeiro trecho a entrar em obras será entre o Forte e a Estrada Fróes, que totaliza quatro quilômetros, com a reforma do calçadão e a arborização na calçada junto aos prédios – que além da harmonia estética, vai priorizar o ecossistema, com a utilização de espécies nativas. A Praça Getúlio Vargas também será revitalizada.

O trecho também vai ganhar dois decks, um no Gragoatá e outro logo no início da Estrada Fróes. Na Fróes, o local se chamará “Mirante Grael”, em homenagem à família Grael, ídolos da vela.

Os moradores de Niterói também poderão opinar sobre os novos modelos de quiosques da Praia de Icaraí. Os dois projetos estão disponíveis no site https://consultas.colab.re/consultaquiosquesorla. A consulta vai até 24 de outubro.

Fotos: Divulgação