Educação

Niterói dá início ao II Seminário de Educação Infantil

Niterói dá início ao II Seminário de Educação Infantil

A Fundação Municipal de Educação de Niterói e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia abriram, nesta quarta-feira (26), no Clube Português, o II Seminário de Educação Infantil. Com a temática “Infâncias, Artes e Imaginação”, o evento tem como objetivo provocar reflexões sobre a construção do currículo na Educação Infantil, compartilhando práticas e saberes que são aplicados em cada instituição.

A solenidade de abertura contou com o lançamento dos Anais do I Seminário, além de uma apresentação cultural realizada pelo Projeto Aprendiz, da divulgação de livros produzidos pelos profissionais da Rede de Niterói e de palestra da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lúcia Fidalgo. Durante o dia, a programação ofereceu oficinas de artes e cultura em diferentes equipamentos da cidade, que tiveram a presença da escritora Roseana Murray, do cineasta Filipe Gonçalves (Macacu Cine), e do maestro Marcio Selles, entre outros convidados.

A secretária de Educação, Flávia Monteiro, destacou o papel do seminário como auxílio no exercício das atividades dos docentes na Educação Infantil. “O nosso objetivo é abrir um espaço de diálogo acerca das práticas pedagógicas aplicadas nas unidades escolares da rede. A vivência com a arte e a cultura ajudam a abrir os horizontes das nossas crianças, as transformando em cidadãos de bem, o que contribui para termos uma educação de qualidade no município”, explicou.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o seminário é fundamental para os profissionais de educação. “Investir na formação continuada dos nossos professores é muito importante, pois através das trocas de experiências e aprendizados contribuímos para o aperfeiçoamento do nosso trabalho realizado na Educação Infantil”, destacou.

O evento continua hoje, 27, com as Sessões de Comunicação Oral “Compartilhando Práticas e Tecendo Saberes”, na Universidade Estácio de Sá. O evento conta com os relatos de experiências vivenciadas com as crianças das Unidades Municipais de Educação Infantil, Escolas Municipais e com grupos de Educação Infantil e Creches Comunitárias vinculadas ao Programa Criança na Creche.

O encerramento do seminário acontecerá na sexta-feira, 28, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, com o sarau “Do que sou e do que sei”, mediado pela poetisa, pedagoga e professora Liliane Balonecker.

Foto: divulgação.