Cultura

Semana das Línguas Europeias movimenta escolas de idiomas em Niterói

Música, cinema, exposições e palestras na programação gratuita

Niterói está recebendo a Semana das Línguas Europeias que começou ontem(24) e segue até o dia 30 de setembro. O evento é promovido pela Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Instituto Cultural Germânico e Instituto Italiano de Cultura. As atrações gratuitas incluem música, filmes, exposições, palestras e aulas experimentais para incentivar o intercâmbio cultural e comemorar a diversidade linguística do continente. O evento celebra o Dia Europeu das Línguas (26 de setembro), festejado mundialmente.

Na programação musical, haverá apresentação da cantora Luciana Lazulli no Instituto Cultural Germânico (ICG), dia 28, às 19h. Professora de canto no Conservatório do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói, ela cantará clássicos em alemão, inglês, italiano e francês. O ICG recebe ainda um cine-debate, dia 27 às 19h, com exibição do filme “O jovem Karl Marx”. E haverá palestra sobre a história da Alemanha, no dia 25, às 19h, com a professora Ludmila Pires de Andrade, mestra em História pela Universidade Livre de Berlim.

Quem visitar as unidades da Cultura Inglesa no dia 25, às 18h30, poderá fazer uma visita a Liverpool, por meio de óculos de realidade virtual, e cantar músicas dos Beatles. Na programação das unidades do curso de inglês em Icaraí, São Francisco e Itaipu haverá também contação de histórias infantis, dia 28, às 10h, exibição de filmes, dia 26, às 19h, e a exposição “Ingleses em Niterói”, com visitação aberta, das 9h às 18h, em todas as filiais da Cultura Inglesa, de 24 a 30 de setembro.

 

O vernissage da exposição de fotografias com animação digital “France eMotion – Le voyage animé”, no dia 27, às 19h, será uma dos destaques  da programação da Aliança Francesa. A escola de francês terá também uma palestra sobre a influência francesa no Brasil, a cargo da professora Alcida Brant, dia 25, às 19h, e o cineclube exibirá o filme “Louise no inverno”, dia 28, às 19h.

Já o Instituto Italiano de Cultura (IIC) promoverá uma leitura dramatizada do livro “História”, de Elsa Morante, uma das maiores escritoras italianas.  A apresentação será feita em italiano e em português pelos alunos do grupo Vozes de Literatura Viva, no dia 30, às 16h.

O evento contará ainda com quatro sorteios de bolsas de 50% de desconto para estudar alemão, francês, inglês ou italiano.

Todas as instituições de idiomas participantes da Semana das Línguas Europeias em Niterói oferecerão ainda aulas experimentais gratuitas para incentivar o aprendizado de línguas. Falar vários idiomas facilita na procura de emprego e contribui para o crescimento profissional. Pesquisas científicas comprovam também que as vantagens de estudar idiomas envolvem o desenvolvimento da memória, aprimora habilidades na tomada de decisões e ainda ajudam na prevenção de doenças como Alzheimer.

 

Endereços:

°Instituto Cultural Germânico – Avenida Sete de Setembro, 131 – Icaraí / 2714-0879

°Aliança Francesa – Rua Lopes Trovão, 52 (2º andar) – Icaraí / 2610-3966

°Instituto Italiano de Cultura – Avenida Presidente Roosevelt, 1063 – São Francisco / 3534-4353

°Cultura Inglesa

Icaraí I – Rua Otávio Carneiro, 23 / 2714-9695

Icaraí II – Avenida Roberto Silveira, 409 / 2710-4186

Itaipu – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6956 / 2609-6306

São Francisco – Avenida Rui Barbosa, 87- 2710 -7049

 

Programação:

Terça-feira (25/09):

18h: Portas abertas (Instituto Cultural Germânico)

18h30: Cantando com os Beatles + visita a Liverpool com realidade virtual (Cultura Inglesa Icaraí 1, Icaraí 2, Itaipu e São Francisco)

19h: Palestra sobre a influência francesa no Brasil com a professora Alcida Brant (Aliança Francesa Niterói)

19h: Palestra sobre a história da Alemanha através de Imagens com a professora Ludmila Pires Andrade (Instituto Cultural Germânico)

 

Quarta-feira (26/09):

14h: Chá com quiz (Cultura Inglesa São Francisco)

19h: Exibição do filme “Um lugar chamado Notting Hill”, seguida de quiz com prêmios (Cultura Inglesa unidades Itaipu)

19h: Exibição do filme “A fuga das galinhas”, seguida de quiz com prêmios (Cultura Inglesa unidades Icaraí 1, Icaraí 2 e São Francisco)

 

Quinta-feira (27/09):

17h: Chá das cinco com quiz (Cultura Inglesa unidades Icaraí 1, Icaraí 2. São Francisco e Itaipu)

19h: Vernissage da exposição de fotografias com animação digital “France eMotion – Le voyage animé” (Aliança Francesa)

19h: Kinoklub – exibição do filme “O jovem Karl Marx”, seguido de debate com o professor alemão Gundo Geuss (Instituto Cultural Germânico)

 

Sexta-feira (28/09):

10h: Storytelling kids – contação de histórias infantis (Cultura Inglesa unidades Icaraí 1, Icaraí 2, Itaipu e São Francisco)

18h: Portas abertas (Instituto Cultural Germânico)

19h: Noite musical no Gut Café com a cantora Luciana Lazulli (Instituto Cultural Germânico)

19h: Ciné club – exibição do filme Louise no inverno (Aliança Francesa)

 

Domingo (30/09):

16h: Leitura dramatizada (Instituto Italiano de Cultura)

 

Semana toda:

° Aulas experimentais nas instituições participantes. Conferir dias e horários com a instituição e reservar por e-mail

° Exposição “Ingleses em Niterói” (Cultura Inglesa unidades Icaraí 1, Icaraí 2, Itaipu e São Francisco)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top