Educação

Guarda Municipal ensina de forma lúdica as leis de trânsito aos pequenos

Crianças da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Olga Benário, no Engenho do Mato, participaram na tarde desta segunda-feira (24/09) de uma atividade especial e terão muito o que contar para familiares e amiguinhos dos bairros em que moram. De forma lúdica e criativa, integrantes da Coordenadoria da Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Niterói passaram para os pequenos, noções simples e básicas sobre as leis de trânsito e os cuidados que devem ter.

As crianças são da Educação Infantil e têm, em média, três anos. Para atrair a atenção da garotada, os guardas usaram velocípedes e fantoches. Para um público atento, os guardas mostraram ainda as funções de cada sinal de trânsito e o significado das cores verde, amarelo e vermelho.

Até mesmo faixas como as que são marcadas nas ruas foram levadas para a atividade, para demonstrar as crianças o que acontece na rua e reforçar que o trânsito tem que ser respeitado. A atividade aconteceu na Semana Nacional de Trânsito, mas as escolas podem agendar em outras ocasiões.

“É muito importante que crianças aprendam essas noções desde pequenas. Elas são multiplicadoras e, mesmo pequeninas, levam essa mensagem para seus pais, amigos e colegas, e até corrigem quem faz errado, porque assimilam bem. Palestras têm como objetivo orientar e conscientizar desde pequenos que é questão de cidadania e de segurança. A ideia de educação no trânsito é ajudar formar adultos responsáveis”, explica a coordenadora da Patrulha Escolar, Simone Fernandes Rodrigues, orientando que a escola que quiser pode agendar através do e-mail p.e.gcmn@hotmail.com.

 
Fotos: Divulgação
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top