Mundo

Rodrigo Neves participa de reunião anual do BID em Medellín

Rodrigo Neves participa de reunião anual do BID em Medellín

Encontro reúne principais prefeitos da América Latina e tem como tema a segurança pública e a gestão das cidades

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participa, entre segunda (17) e quarta-feira (19), da reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está sendo realizada na cidade de Medellín, na Colômbia. Convidado pela agência internacional e pela prefeitura local, Neves está compartilhando com os demais chefes de Executivo, as experiências de Niterói em temas como cidades inteligentes, sistemas de Defesa Civil, resiliência e segurança pública, entre outros.

Rodrigo Neves integrou uma mesa com os prefeitos anfitrião, Federico Gutierrez (Medellín), de Vitória (ES), Luciano Resende, e chefes do Executivo de cidades de México, Argentina, Chile e Uruguai. O tema principal abordado foi a segurança pública e a criminalidade das cidades da América Latina.

A região tem aproximadamente 9% da população mundial e responde por 32% dos registros de ocorrências criminais e homicídios de todo o mundo. A segurança pública é, inclusive, considerada o principal problema das médias e grandes cidades de todos os países.

Na reunião, Rodrigo Neves apresentou o plano Pacto Niterói contra a Violência, com as principais medidas que estão sendo implementadas em Niterói, e que é inspirado em iniciativas semelhantes de Nova York e a própria Medellín.

Para os prefeitos e especialistas em segurança pública convidados para a reunião, as principais causas desse cenário são a ocupação desordenada do solo, o desemprego, a falta de oportunidades educacionais para os jovens, a fragilidade e a falta de confiança dos cidadãos nas instituições, entre elas, as polícias e a Justiça. Eles apontam que a solução requer um grande e complexo esforço, com ações coordenadas e integradas entre as várias esferas de governo e a efetiva participação da sociedade civil.

Rodrigo Neves debate segurança com prefeitos da América Latina e o presidente do BID, Luis Alberto Moreno / Foto: Flávio Pessoa

“É preciso integrar as forças de segurança, investir em tecnologia, como o monitoramento que implantamos, em um grande esforço de prevenção com foco em jovens que não estudam nem trabalham e na melhoria da infraestrutura das regiões mais desassistidas da cidade. Precisamos de interação total entre o setor privado e de sua participação nos esforços do governo e do setor público, assim como necessitamos da presença das universidades. A segurança pública é fundamental para a criação de um ciclo virtuoso e desenvolvimento social e econômico nas cidades da América latina”, disse Rodrigo Neves.

O presidente do BID, Luis Alberto Moreno, ressaltou a importância da reunião e a parceria com a prefeitura de Niterói: “É importante a troca de experiências entre os bons exemplos da administração pública municipal na América Latina. Por isso criamos essa rede de cidades do BID. Estamos acompanhando desde o início a reestruturação da administração da prefeitura de Niterói. Temos confiança e estamos felizes com os resultados que estão sendo obtidos.”

Fotos: Flávio Pessoa