Saúde

Dia D de vacinação contra a Pólio e Sarampo neste sábado em Niterói

A Prefeitura de Niterói vai realizar, neste sábado (15), mais um Dia D de mobilização da campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Mais de 500 profissionais vão realizar o atendimento em todas as policlínicas regionais, unidades básicas de saúde e módulos do Programa Médico de Família, das 8h às 17h.

O público alvo da campanha é composto por crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias que receberão uma dose de vacina contra poliomielite e uma dose contra o sarampo. A vacina é contraindicada para gestantes, bebês menores de 6 meses de idade e pessoas com imunidade comprometida por conta de doenças.

 

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, reforça a importância de vacinar a população. “Estamos próximos de alcançar a meta de vacinação, pois já imunizamos mais de 15 mil crianças contra cada doença. Por isso é importante que as pessoas que ainda não se vacinaram, sigam o exemplo e aproveitem mais esse sábado para se proteger”, convida a secretária.

As doenças –
A Poliomielite ou “Paralisia Infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que acomete em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

Salas de vacina –
Policlínicas Dr. Carlos Antônio da Silva – Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes – Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa – Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva – Av. João Brasil, s/nº- Engenhoca, Rua Jornalista Sardo Filho, 196, Ilha da Conceição; Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº, Jurujuba; Av. Colônia s/nº, Caramujo; Professor Barros Terra – Rua Alcebíades Pinto, s/nº, Cantagalo; e Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Unidades Básicas de Saúde (USB) do Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca, Baldeador e Piratininga.

Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF) –
Alarico, Atalaia, Bernardino, Cafubá I, Cafuba II, cafuba III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu e Cavalão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top