Notícias

Niterói mobiliza voluntários para Clean Up Day 2018

Niterói mobiliza voluntários para Clean Up Day 2018

Niterói participa, neste sábado (15), do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, com a atuação de voluntários recolhendo lixo da orla da cidade. Em 2018, o evento, conhecido internacionalmente como Clean Up Day, vai acontecer em dez pontos do município (dois a mais que em 2017), das 8h às 12h. As inscrições para voluntariado ficam abertas até as 10h desta sexta-feira (14), em https://www.smarhs.niteroi.rj.gov.br/cleanup-day-2018.

Em todos os pontos, estão previstas atividades não apenas de limpeza, mas também de conscientização ambiental. Em cincos praias, o Senac vai oferecer tenda de massagem feita por alunos para os voluntários do mutirão de limpeza de praia. Estão programadas, ainda, oficinas de velas com reaproveitamento de óleo, badminton, tiro com arco, slackline, circuito funcional e jogo ecológico sobre preservação das tartarugas. O Projeto Aruanã, Parque Estadual da Serra da Tiririca, grupos escoteiros e de canoa havaiana, alunos da rede pública e particular de ensino também vão participar. A expectativa é de que esse seja o maior evento Clean Up Day de todos os anos.

Divulgação / Arquivo

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade está mobilizando voluntários dispostos a unir esforços com a Prefeitura de Niterói, que trabalha na limpeza da cidade durante todo o ano. Nas regiões próximas às lagoas de Piratininga e de Itaipu, por exemplo, são recolhidos, em sua maioria, materiais como entulho de obras e até móveis, descartados de forma irregular pela população. A limpeza nesses entornos é feita manualmente e com frequência pela Clin. Nas areias do litoral niteroiense, o lixo recolhido, em sua maioria, é latinha e papel.

Todos os voluntários inscritos no evento receberão camisa, luva e sacolas plásticas para recolhimento dos detritos. A Secretaria pede que cada um leve seu copo ou garrafinha de água, para diminuir o descarte de resíduos plásticos. Para que os voluntários se reúnam com mais facilidade, cada local tem um ponto de encontro definido:

– Itaipu: na praia, em frente ao estacionamento

– Praião de Piratininga: no primeiro quiosque, próximo a prainha de Piratininga

– Prainha de Piratininga: em frente ao ponto final dos ônibus linha 39

– Camboinhas: em frente ao Quiosque Maza

– Itacoatiara: em frente a descida do terceiro quiosque do lado esquerdo

– Icaraí: na praia, em frente ao Clube Central

– São Francisco: ao lado do Skate Park.

– Jurujuba: praia do Cais, acesso ao Jurujuba Iate Clube

– Córrego da Viração: no Cafubá, no Centro de Controle Operacional do Túnel

– Rio Jacaré: em frente ao Supermercado Real, do outro lado da rua

O Clean Up Day reúne, anualmente, cerca de 35 milhões de pessoas em 150 países.