Notícias

Cai o número de acidentes de trânsito em Niterói

Cai o número de acidentes de trânsito em Niterói

Implementação do sistema de semáforos inteligentes contribui com a segurança de pedestres e motoristas

O número de acidentes de trânsito em Niterói apresentou redução de 7,7% no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2018 foram registrados 512 acidentes na cidade, enquanto em 2017 houve 555 registros. O tipo de acidente que teve maior queda foi abalroamento – batida de um veículo na lateral do outro, em cruzamento –, com redução de 20,1%, de 124 em 2017 para 99 em 2018. Em segundo lugar na estatística de redução aparece atropelamento, com diminuição de 80 para 71, queda de 11,5%.

A implementação do sistema de semáforos inteligentes, feita progressivamente na cidade desde o ano passado, contribui para o melhor ordenamento do tráfego e consequentemente para a manutenção da curva de redução do número de acidentes em Niterói. O sistema calcula a abertura e o fechamento dos semáforos de maneira eletrônica a partir da contagem de veículos que transitam pela via, feita por câmeras instaladas junto à sinalização.

Segundo o Diretor Administrativo da empresa pública municipal Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Braz Colombo, a instalação do sistema de semáforos inteligentes proporciona ainda mais segurança ao trânsito de Niterói. “A adoção do novo sistema possibilita uma mais exata temporização dos semáforos, levando a evitar atropelamentos durante travessia de pedestres e acidentes em cruzamentos. Além, é claro, de trazer melhorias para o trânsito à medida em que aumenta a fluidez do tráfego, regulando os semáforos de acordo com o volume e com o fluxo de veículos. Como estamos vendo, os bons resultados já começam a aparecer”.

Redução em cinco de seis tipos

O único tipo de acidente a registrar alta foi tombamento, com 122%, de 9 para 20 casos. O número de colisões – quando dois veículos colidem em movimento, na mesma direção ou em direção contrária – caiu 4,4%, de 268 para 256; o número de choques – quando um veículo colide em outro parado ou em objeto fixo à margem da via – teve queda de 5,9%, de 67 para 63; e o número de capotamentos apresentou redução de 150%, de 5 para 2 casos. Os dados são uma compilação da NitTrans a partir dos registros realizados pelo 12º Batalhão de Polícia Militar.