Cultura

Humberto Gessinger canta na orla de São Francisco

Humberto Gessinger canta na orla de São Francisco

Show gratuito faz parte do Circuito Quatro Estações da Música

O compositor, cantor e multi-instrumentista gaúcho Humberto Gessinger, eterno líder do grupo Engenheiros do Havaii, traz a turnê de lançamento do seu novo DVD “Ao Vivo Pra Caramba” para Niterói. O show gratuito será no dia 2 de setembro, domingo, na Praia de São Francisco, e integra a programação do Circuito Quatro Estações da Música, promovido pela Prefeitura de Niterói, com patrocínio da Águas de Niterói. A abertura será às 18h, com a banda niteroiense Rainha da Noite.

Neste novo trabalho, Gessinger faz um registro de sua última turnê “Desde Aquele Dia – A Revolta dos Dândis 30 anos”, gravado em agosto de 2017 em Porto Alegre, no qual apresenta composições de diversas fases de sua carreira, com destaque para as canções inéditas: “Pra Caramba”, “Cadê?”, “Das Tripas Coração” e “Saudade Zero”.

No palco montado na orla de São Francisco, Gessinger (vocal, baixo, teclados) estará acompanhado por Rafa Bisogno (bateria e percussão) e Felipe Rotta (guitarra e violão), que o acompanharam também no DVD.

Para o repertório, além das quatro músicas inéditas, o artista selecionou sucessos como: “A Revolta dos Dândis”; “Infinita Highway”; “Até o Fim”; “Quem Tem Pressa Não Se Interessa”; “Vozes”; “Terra de Gigantes”; “Desde Aquele Dia”; “Além dos Outdoors”; “Guardas da Fronteira”; “Refrão de Bolero”; “Piano Bar”; “Filmes de Guerra, Canções de Amor”; “A Revolta dos Dândis II”; “Pose”; “Faz Parte”; “Vida Real” e “Alexandria”.

Humberto Gessinger

Do primeiro show dos Engenheiros do Hawaii, no terraço da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (11/01/1985), passando por 21 CDs e 7 DVDs, 8 Discos de Ouro, um Disco de Platina, 4 DVDs de Ouro, o músico conquistou milhares de fãs apaixonados por sua música.

Compositor, cantor, multi-instrumentista e escritor gaúcho, Humberto Gessinger nasceu em 24 de dezembro de 1963, em Porto Alegre/RS. Em 1985, com colegas da Escola de Arquitetura da UFRGS, montou a banda Engenheiros do Hawaii. O nome fazia uma brincadeira com estudantes de engenharia e surfistas que frequentavam o bar da faculdade.

Apesar de se considerar, principalmente, um compositor, Humberto é músico autodidata, e, nas várias fases de sua carreira, tocou diversos instrumentos como baixo, guitarra, viola caipira, violão, teclados, bandolim, harmônicas e acordeom.

Ao final da turnê do disco “Novos Horizontes”, em 2008, foi anunciada uma pausa por tempo indeterminando nos Engenheiros do Hawaii e Humberto foi para a estrada com o projeto “Pouca Vogal”, um power duo em parceria com o também cantor e compositor, Duca Leindecker. Em quatro anos, foram mais de 220 shows em mais de 150 cidades e um CD/DVD gravado ao vivo em Porto Alegre. No fim de 2012, o “Pouca Vogal” encerrou a turnê e Humberto passou a se dedicar à carreira solo.

Em 2013, lançou seu 20º álbum, “inSULar” (STR/Stereophonica), o primeiro como artista solo, e em 2014, o DVD/CD “inSULar ao Vivo” (Coqueiro Verde Records), que recebeu DVD de Ouro em apenas dois meses e foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de rock. Em 2016, após três anos viajando por todo Brasil com “inSULar”, Gessinger lançou a turnê “Louco Pra Ficar Legal”, e dois novos singles, “Pra Ficar Legal” e “Faz Parte”.

Em 2017, estreou a turnê “Desde aquele dia – A revolta dos dândis 30 anos”, além de lançar o compacto “Desde Aquela Noite”, com parcerias já gravadas, mas inéditas na discografia de Gessinger. A “Revolta dos Dândis” foi o segundo álbum de estúdio dos Engenheiros do Hawaii, gravado e lançado em 1987, que marca uma mudança na sonoridade da banda, formada na época por Humberto Gessinger, Augusto Licks e Carlos Maltz.

Paralelamente a seu trabalho como músico, Gessinger lançou 5 livros: “Meu pequeno gremista”; “Pra ser sincero”; “Mapas do acaso”; “Nas entrelinhas do horizonte”; e “Seis segundos de atenção”.

 

Rainha da Noite vai abrir a noite de Rock

Formada em 1985 pela dupla de amigos do colégio Salesiano de Niterói, Gustavo Dvoran (guitarra e vocal) e Alfredo Bravo (baixo e vocal), a bandaRainha da Noite conta também com feras como Ayres D’Athayde (bateria), Paulinho Guitarra (guitarra) e Zelly Mansur (teclados). Com mais de 30 anos de estrada, a Rainha da Noite tem o Rock, o Blues e o Rythym’n’Blues dos anos 70 e 80 como influências principais. O repertório do grupo traz sucessos do The Doors, Rolling Stones, Lynyrd Skynard, Barão Vermelho, Rita Lee e Kiss, mesclados pelas composições próprias da banda, presentes no CD autoral “Céu ou Inferno”, lançado pelo Selo Niterói, como a música que dá nome a formação: Rainha da Noite.

 

SERVIÇO:

Circuito Quatro Estações da Música

Humberto Gessinger canta em São Francisco

Abertura com a banda niteroiense Rainha da Noite

Data: 02 de setembro, domingo

Horário: a partir das 18h

Classificação: livre

 

Local: Praia de São Francisco (altura do nº 151)

GRATUITO – A organização do evento pede para que o público leve 1 kg de alimento não perecível. As doações serão distribuídas entre instituições da cidade.