Cultura

Orquestra Johann Sebastian Rio no Municipal de Niterói

Orquestra Johann Sebastian Rio no Municipal de Niterói

No dia 31 de agosto, sexta-feira, às 20h, a orquestra Johann Sebastian Rio, dirigida pelo maestro e violinista Felipe Prazeres, se apresenta no Teatro Municipal de Niterói.

A abertura fica a cargo da célebre Suíte Holberg, do compositor norueguês Edvard Grieg (1843 – 1907), um dos mais emblemáticos do período romântico. Em seguida, duas obras consagradas do grande compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893): Andante Cantabile, transcrição para violoncelo e orquestra de cordas, interpretada pelo solista Marcus Ribeiro (integrante da própria orquestra);  e a Serenata para Cordas , considerada uma das obras mais importantes para a formação de cordas.

O repertório faz uma homenagem ao período romântico. Afinal, o romantismo na música de concerto (1820 a 1910) foi um momento de profundas experimentações  artísticas, busca de novas linguagens e discussões sobre as direções que música deveria tomar. Era o período pós Revolução Francesa, em que o indivíduo e suas emoções foram enaltecidas. O rigor formal dava espaço à busca pela liberdade e fluidez, o que resultou em obras mais complexas, grandiosas, no emprego maior de dissonâncias e na reinvenção e ampliação das formas de composição anteriores.

Felipe Prazeres – Diretor Artístico e fundador

Spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes) e da Orquestra Sinfônica da UFRJ, além de regente da Academia Juvenil da Opes. Requisitado tanto no mundo clássico quanto nos circuitos alternativos como violinista e regente, atua em palcos de diversas cidades no Brasil e no exterior.

Há oito anos, se apresenta na série de música de câmara do Museu Vigeland, na Noruega. Representou o Brasil em Paris no ano Brasil na França, em 1996, e se apresentou na Alemanha, na Copa da Cultura, em 98.

Com o Conjunto Calíope, se apresentou em Lisboa e Badajoz (Espanha). Em 2014, atuou como solista no tradicional Festival de Inverno de Campos de Jordão, com o pianista Jean Louis Steuerman. Em 2010, participou do projeto Democlássicos, idealizado por Heloisa Fischer, em que apresentava música clássica em casas noturnas com o intuito de democratizar o acesso a este estilo musical, excursionando por cinco capitais brasileiras. Desde 2011, desenvolve trabalhos mesclando a música clássica com a música popular e a eletrônica, com o objetivo de aproximar o grande público das salas de concerto.

 

Marcus Ribeiro – Solista

Violoncelista carioca, estudou com o professor Alceu Reis, na UNI-RIO, onde se formou em1995. A convite de Antonio Meneses, frequentou durante três anos a classe do renomado artista na Musikakademie Basel, na Suíça, onde obteve o título de Master Degree (1999). Aperfeiçoou-se em Música de Câmara com os professores Hatto Beyerle, Walter Levin, Jost Meier, Gérard Wyss e Chiara Banchini, na Suíça, e com o professor Herman Voss, na Alemanha.

Na Europa, excursionou com várias formações camerísticas e com orquestras tais como a Zürcher Kammer Orchester, Neues Orchester Basel, Basel Festival Orchester e Camerata Stuttgart. Com integrantes desta última, gravou um CD, como solista do Octeto de Mendelssohn. Desenvolve intensa carreira como camerista se apresentando com o trio DI PRIMA, Quarteto Rio de Janeiro, além de atuar como violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, e primeiro violoncelo convidado nas orquestras Sinfônica da Bahia e Filarmônica de Belo Horizonte.

 

A orquestra: JOHANN SEBASTIAN RIO

O nome da orquestra é uma homenagem ao compositor alemão Bach e à cidade do Rio. “Sebastian” faz referência ao padroeiro São Sebastião e a palavra bach, em alemão, significa ribeiro. A Johann Sebastian Rio é uma orquestra barroca pela sua aura leve e dançante, mas também contemporânea, e Bach é um dos compositores mais emblemáticos daquele período, tão inovador que permanece atual.

A orquestra foi criada em novembro de 2014 pelo violinista e regente Felipe Prazeres, diretor artístico do grupo, pela produtora Vanessa Rocha e pelos violistas Eduardo Pereira e Ivan Zandonade, que assinam a assessoria artística.  O objetivo é renovar o público da música clássica e diversificar as formas de apresentação, produzindo espetáculos sensoriais que integram música e imagem com recursos como video mapping, iluminação, design e interação com outras artes. A proposta é explorar vários espaços como galerias, parques, casas noturnas e produzir clipes e tesears irreverentes para a internet.

O grupo é formado por 18 músicos, todos experientes e reconhecidos entre os principais conjuntos sinfônicos cariocas e brasileiros, integrantes da Petrobras Sinfônica, Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sinfônica da UFRJ, Sinfônica Brasileira e Sinfônica Nacional.

 

SERVIÇO: 

Orquestra JOHANN SEBASTIAN RIO em Niterói

Data: 31 de agosto, sexta-feira

Horário: 20h

Ingresso: R$ 40

Duração: 80 minuitos

Classificação indicativa: livre

Local: Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua Quinze de novembro, 35, Centro, Niterói – RJ

Telefone: (21) 2620-1624

 

Horário de funcionamento da bilheteria:

  • Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.

sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).

  • Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.