Cidades

Niterói comemora 110 anos do Campo de São Bento

Niterói comemora 110 anos do Campo de São Bento

Como parte das comemorações, também estão previstas atividades culturais e anúncio de árvore símbolo de Niterói

Os moradores de Niterói vão poder participar, a partir da semana que vem, de uma consulta pública sobre as melhorias que serão realizadas no Parque Prefeito Ferraz, conhecido como Campo de São Bento, em Icaraí. Através da plataforma Colab.re, a população vai poder opinar sobre as intervenções no principal parque público da cidade. O ano em que o espaço verde comemora 110 anos será marcado também por uma revitalização, já em andamento, e por uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e a Bélgica para um grande evento no dia 21 de setembro.

O prefeito Rodrigo Neves destaca que o Campo de São Bento é um dos mais importantes espaços de convivência do município e é cenário de histórias de milhares de moradores. Daí a importância de ouvir os niteroienses sobre algumas decisões a serem tomadas no local. “A partir da semana que vem, poderemos saber se as pessoas querem, por exemplo, que seja implantado o ParCão, um espaço exclusivo para quiser trazer seus bichinhos para passear. Também será possível opinar sobre o tipo de evento que o niteroiense quer ver no campo. Nosso objetivo é melhorar esse espaço tão importante e privilegiado, no coração da cidade, onde o niteroiense se encontra”, detalha.

O dia 21 de setembro, Dia da Árvore, também será de celebrações no Campo de São Bento. Com área de 36 mil metros quadrados, o grande jardim público urbano da cidade chega aos 110 anos com uma grande programação. A data será marcada pelo anúncio do Cambuí como árvore símbolo de Niterói e o lançamento de um selo oficial comemorativo com os Correios. “Essa é uma joia de Niterói, uma área verde justamente na área mais densa da cidade. O Campo de São Bento foi projetado por um pesquisador belga chamado Arséne Puttemans. Teremos, por isso, a participação do cônsul da Bélgica, o lançamento de um selo comemorativo, atividades culturais, além de plantio de mudas. Queremos comemorar esse espaço tão importante da cidade”, adianta.

Revitalização – Para a nova iluminação do parque, as luminárias altas serão de LED amarelo, e as baixas, de LED branco. Ao todo, 144 pontos de luz serão trocados. A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, explica que os sanitários também passarão por mudanças. “Vamos fazer os banheiros familiares, uma antiga reivindicação dos frequentadores do Campo de São Bento. Muitos pais vêm com as filhas, mães com os filhos, e tinham dificuldade para levar as crianças ao banheiro. Vamos proporcionar mais conforto para os frequentadores”, informa a secretária.

Um estudo de melhoria da filtragem dos três lagos, que somam dois milhões de litros de água, também será elaborado. Atualmente, a limpeza é realizada com a retirada e reposição da água, com reaproveitamento dos sedimentos para adubo.

Fotos: Luciana Carneiro