Cultura

Niterói vai premiar 20 Ações Locais

????????????????????????????????????

A Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), lançou um Edital de Ações Locais, com premiação total no valor de R$ 300 mil, em solenidade realizada na última segunda-feira (13.08), no Solar do Jambeiro. A cerimônia foi aberta pelo Secretário de Cultura de Niterói, Marcos Gomes, junto da diretora de Diversidade Cultural da FAN, Roberta Martins, e da diretora de projetos especiais da entidade, Lia Baron. Entre os presentes, diversos produtores e artistas da cidade.

Para o Secretário Marcos Gomes, o Edital vem a somar com o trabalho que a Secretaria de Cultura de Niterói vem realizando, ao quebrar tabus e avançar sobre territórios, sob uma temática democrática. “Essa é uma política que rompe barreiras, reconhece e incorpora os trabalhos existentes nas comunidades, nos diversos territórios da nossa cidade, contribuindo para a construção da nossa cultura local”, disse Gomes.

Marcos Gomes na apresentação Edital de Ações Locais / Foto: Luiz Ferreira

A diretora de Diversidade da FAN, Roberta Martins fez uma apresentação sobre a premiação, ressaltando a importância de fortalecer e premiar quem produz e democratizar a relação entre agentes culturais e poder público. “A cultura é viva e essas iniciativas fomentam a diversidade cultural, gerando impacto positivo nas comunidades. É esse o chão que queremos afirmar para a cidade”, destacou Martins.

Roberta Martins na apresentação do edital de Ações Locais / Foto: Luiz Ferreira

Serão contempladas 20 iniciativas, divididas em duas categorias: “Valorização da Matriz da Diversidade Cultural Brasileira” (10 ações locais) e “Promoção de uma Cultura de Direitos Humanos” (10 ações locais). Cada ação selecionada receberá um prêmio no valor de R$ 15 mil.

Podem participar coletivos culturais ou grupos sem constituição jurídica, representados por pessoa física maior de 18 anos, e que atuem há pelo menos 1 ano na cidade e gerem impacto no território onde acontecem. Durante o processo de inscrição, que ficará aberto por 45 dias, os coletivos culturais vão poder contar com o auxílio de articuladores locais. Informações pelo e-mail: acoeslocaisniteroi@gmail.com, pelo site www.culturaviva.com.br ou pelo telefone (21) 2719-9639 (ramal 227).

Compreende-se “Ação Local” como a realização continuada de projetos, práticas e atividades, nos campos da cultura, da arte, da comunicação e do conhecimento, que tenham gerado transformações socioculturais positivas nas comunidades e nos territórios em que são desenvolvidos, valorizando a matriz da diversidade cultural brasileira ou a promoção de uma cultura em direitos humanos.

Fotos:  Luiz Ferreira

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top