Saúde

Evento gratuito em Niterói aborda desafios no processo de recuperação após alta de pacientes

CHN e Placi promovem dia de atividades para médicos e público leigo com programação interativa que convida participantes a se colocarem no lugar do enfermo e a vivenciarem situação de dependência

Com o objetivo de envolver familiares e cuidadores em atividades que fazem parte da rotina de cuidados a pacientes em processo de recuperação após a alta hospitalar, o CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), em parceria com o hospital de transição Placi, realizará, no dia 18 de agosto, das 9h às 12h, em Niterói, o evento Tive Alta e Agora? O Papel da Família no Cuidado Pós-hospitalar, um circuito de atividades gratuitas e abertas ao público.

“Esse encontro é uma ótima oportunidade para aprender como oferecer um ambiente seguro, amoroso e receptivo para quem passa por um momento de recuperação e precisa de todos os cuidados e estímulos possíveis para superá-lo”, explica o dr. Moyzes Damasceno, diretor-presidente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do CHN e gestor médico das UTIs Adulto do CHN.

O circuito será aberto com uma apresentação sobre a assistência a pacientes em reabilitação e cuidados paliativos. Na sequência, a oficina O Outro em Mim buscará conscientizar os participantes das dificuldades que pacientes em recuperação enfrentam, com base na percepção das limitações dessas pessoas. Com o uso de cadeiras de rodas, andadores, muletas e bengalas, fisioterapeutas levarão os participantes a se colocarem no lugar do outro e a vivenciarem situações de dependência.

Já a atividade de pet terapia buscará sensibilizar o público por meio do contato com animais de estimação. Além de propiciar o exercício de habilidades como coordenação motora fina e percepção, a interação dos pacientes com os pets motiva a concentração e a socialização do indivíduo por meio da interação com os bichos.

Simultaneamente, em outra sala, a oficina Cuidados Básicos com Gastronomia e Traqueostomia vai simular, com a ajuda de um boneco robô, o uso de instrumentos hospitalares como sonda, seringa, gaze e cânula, para dar aos participantes orientações básicas sobre a utilização adequada desses recursos.

Em seguida, uma mesa com jogos e exercícios lúdicos demostrará como esses recursos cognitivos podem estimular a memória de pacientes, motivando, ainda, a interação deles e promovendo um processo inclusivo. No fim do circuito, os participantes poderão ter contato com a musicoterapia por meio da experimentação de instrumentos musicais.

Para o dr. Carlos Chiesa, diretor-presidente do Placi, “Acreditamos na interdisciplinaridade aplicada na assistência para o cuidado integral do paciente, considerando a saúde clínica, psicológica e social do indivíduo. Por isso, vamos apresentar, nesse circuito de atividades simultâneas, durante o evento, ações conduzidas pelas equipes na rotina assistencial do Placi que trazem bons resultados ao tratamento dos pacientes e, consequentemente, ao processo de alta hospitalar”, explica.

A programação conta com um simpósio para médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde e comemora os 20 anos do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do CHN.

Serviço

Evento: Tive Alta e Agora? O Papel da Família no Cuidado Pós-hospitalar.
Data: 18/8/2018 (sábado).
Horário: das 9h às 12h30.
Local: Hotel H Niterói (Rua Dr. Paulo Alves, 14 – Ingá – Niterói – Rio de Janeiro).
Inscrições: gratuitas pelo e-mail: cest@chniteroi.com.br ou telefone (21) 2729-1154. Vagas limitadas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top