Educação

Prefeitura dá início às obras no CIEP Anísio Teixeira, no Fonseca

A unidade estava abandonada há mais de 10 anos e foi municipalizada em fevereiro. Serão investidos R$ 6,8 milhões na recuperação do local, que será usado como Espaço Nova Geração.

O prefeito Rodrigo Neves disse que, revitalizado, o CIEP será um importante instrumento para a educação dos jovens da região. “Eu estou muito feliz porque a partir de fevereiro, quando terminarem as obras, esse espaço, que era abandonado, passará a ser o espaço da esperança, do encontro e, sobretudo, um espaço para a construção de um futuro melhor para os nossos jovens”, disse o prefeito.

 

O prédio do CIEP receberá uma reforma geral, mas suas características originais serão mantidas. O projeto da reforma inclui a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação serão trocados. Também serão substituídos os sanitários, portas e janelas, e os aparelhos de iluminação.

O CIEP, que fica na Travessa Luiz de Mattos, receberá um novo tratamento paisagístico nas áreas públicas. As obras começam na primeira semana de agosto e a previsão é de que sejam concluídas no primeiro semestre de 2019.

Espaço Nova Geração – Quando for reaberto, o CIEP será um dos primeiros Espaços Nova Geração de Niterói, onde 800 crianças e jovens da região terão acesso gratuito a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer.

O CIEP do Cantagalo, também municipalizado, também será transformado em Espaço Nova Geração. Com isso, os dois CIEPS serão clubes-escola no contraturno escolar com pratica de esportes, cursos de capacitação profissional, de idiomas e projetos culturais. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.

Entre as atividades que serão oferecidas estão: basquete, futebol, lutas, dança; literatura, música, dança, cinema, teatro e artes visuais, escrita criativa, curso de idiomas, pré-vestibular, reforço escolar, educação financeira, empreendedorismo, informática, oficinas de culinária, horta comunitária e jardinagem.

Visando garantir o pleno desenvolvimento dos participantes, os Espaços Nova Geração incluirão na metodologia de trabalho o encontro com as famílias, atendimento psicossocial, banco de empregos e acompanhamento para ingresso no mercado de trabalho. A Prefeitura está em fase final de contratação de uma Organização da Sociedade Civil para a gestão dos Espaços.

Fotos: Bruno Eduardo Alves

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top