Notícias

Secretaria de Meio Ambiente recebe fotos da população para guia botânico

Secretaria de Meio Ambiente recebe fotos da população para guia botânico

Moradores de Niterói têm até o final de agosto para enviarem suas fotos das árvores mais bonitas ou que consideram símbolo da cidade para o Guia Botânico de Niterói, que está sendo finalizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS). A secretaria já recebeu centenas de fotos desde o ano passado, quando iniciou o trabalho, e até o momento 77 imagens já foram escolhidas.

O projeto tem como objetivo identificar e mapear as árvores mais exuberantes, raras ou charmosas e torná-las parte dos atrativos da cidade. O Guia Botânico também vai levar o conhecimento sobre a flora do município e atuar como ferramenta para subsidiar as tomadas de decisões no planejamento e manejo da arborização urbana.

“É importante que a população participe deste processo pois o guia vai registrar não só árvores bonitas, mas antigas ou que tenham alguma história marcante. Todas as árvores são um patrimônio da cidade e elementos importantes no planejamento urbano”, explica o engenheiro florestal Bruno Silva, um dos responsáveis pela elaboração do material.

Quem quiser participar pode enviar fotos de árvores, floridas ou não, para a SMARHS através do e-mail [email protected] contendo nome completo, telefone, fotos e localização da árvore. Também serão aceitas fotos no Facebook ou Instagram contendo a hastag #guiabotanicodeniteroi.

Dados científicos – Além das fotos, o guia terá a descrição de cada espécie, incluindo nome científico, família, nome popular e a localização onde podem ser observadas. Serão ainda incluídas informações sobre a ocorrência da espécie, período de floração, estado fitossanitário, estimativa de idade e propostas para manutenção e conservação.

Os dados sobre as espécies são coletados através de vistorias realizadas pelo Setor de Áreas Verdes da Secretaria e por ações de educação ambiental realizadas em escolas municipais com o apoio da Fundação Municipal de Educação.

Fotos: Divulgação

Legenda:

0936/ 0939/ 0940 – Praça do Fórum

09/10 – pata de vaca – Praça Beth Orsini

21 – Figueira do Campo de São Bento