Cidades

Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos comemora primeiro ano de funcionamento e 2 mil cirurgias de castração gratuitas

Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos comemora primeiro ano de funcionamento e 2 mil cirurgias de castração gratuitas

Mais 500 vagas para operações serão disponibilizadas 

O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) de Niterói comemora este mês o primeiro ano de funcionamento com números expressivos: 2 mil animais, entre cães e gatos, foram castrados gratuitamente no espaço. Hoje (17), foram abertas novas inscrições para agendamento de cirurgias, que serão realizadas nos próximos três meses. Desta vez, o centro irá disponibilizar 500 operações.
As senhas começaram a ser distribuídas as 8h. Quem for contemplado poderá agendar cirurgias para até dois animais. Após o cadastro feito, a pessoa já sai do local com dia e hora do procedimento marcados. Os interessados devem apresentar identidade e comprovante de residência (original e cópia).

O secretário Executivo da prefeitura, Axel Grael, destaca que o CCPAD é um equipamento que elevou a política de proteção animal de Niterói a um outro patamar. “Com o CCPAD e a Lei Municipal de Proteção e Bem Estar de Animais (sancionada em 2015), a cidade passou a ter os meios para atender às demandas de gestão da população de animais domésticos, protegendo e dando dignidade aos animais, prevenindo maus tratos, prestando serviços desejados pela população e fazendo de Niterói uma cidade amiga dos animais. A cidade hoje se destaca e tem inspirado políticas públicas em outros municípios no país”, afirma Grael.


Para os próximos meses, o coordenador de Defesa Animal, Marcelo Pereira, anuncia que alunos das escolas municipais visitarão o local para conhecerem o funcionamento do CCPAD e aprenderem sobre a importância da castração, além de receberem uma cartilha elaborada pela coordenadoria. “É muito importante criar valores nas crianças e jovens em relação à proteção animal. Desta forma, podemos construir uma nova cultura de direito dos animais na cidade”, explica Marcelo Pereira, acrescentando que outra meta do CCPAD é, em breve, oferecer cursos de banho e tosa para jovens carentes.

O CCPAD funciona no Horto do Fonseca, na Travessa Luiz de Matos, 105, em uma área total de 1,2 mil metros quadrados. Conta com uma moderna estrutura para castração de animais, com dois centros cirúrgicos, um consultório, área pré-cirúrgica, área pós-cirúrgica, sala para curso de banho e tosa, recepção, área administrativa, sala de palestras e almoxarifado. Mais informações pelo telefone 3607-8569.

Fotos: Luciana Carneiro