Geral

Copa: confira os horários de funcionamento de serviços e comércio

Foto: Jornal Cidade de Niterói

A seleção brasileira estreia nesta segunda-feira (2), às 11h, em Samara, nas oitavas de final da Copa da Rússia. O jogo será contra o México.

No Rio, o jogo mexeu com horários e prestação de serviços. Nos órgãos estaduais será ponto facultativo. O decreto do governador Luiz Fernando Pezão estabelece, no entanto, que o expediente é normal nas repartições cujas atividades tenham exigências técnicas ou de interesse público, ou seja, os serviços essenciais como hospitais, Corpo de Bombeiros e polícias, entre outros.

A critério da Secretaria Estadual de Educação e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), poderá haver atividades regulares nas unidades de ensino com horários noturnos.

Conforme decreto do prefeito Marcelo Crivella, as repartições municipais estarão fechadas, mas a Secretaria de Saúde editou uma resolução regulamentando o expediente nas unidades da rede pública municipal.

Funcionarão normalmente o Laboratório Municipal de Saúde Pública da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, as unidades de Atenção Primária, policlínicas, ambulatórios dos hospitais, unidades de urgência e emergência e de internação, como UPAS, hospitais e outras unidades que não admitem interrupção.

A Polícia Militar informou que haverá reforço no policiamento nos locais onde houver grande concentração de pessoas para assistir ao jogo, como o Alzirão, na Tijuca, zona norte da cidade. A PM não informou, no entanto, quantos policiais serão empregados.

Os trens operados pela SuperVia vão funcionar com intervalos normais no pico da manhã desta segunda-feira, mas a concessionária alterou o planejamento operacional nos horários de menor movimento e no período que costuma ter maior movimento, após as 16h. De acordo com a empresa, os passageiros estão sendo informados sobre as mudanças pelo sistema de áudio dos trens e estações e também pelos seus canais digitais.

Se houver necessidade, a concessionária poderá disponibilizar trens extras. Em caso de dúvida, o usuário pode consultar a página da SuperVia.

O MetrôRio vai funcionar como em dia útil. Os trens vão operar entre as 5h e a meia-noite. Tanto na ida quanto na volta do jogo, o atendimento de horário de pico será estendido, com toda a frota em funcionamento. A companhia prometeu colocar trens extras posicionados em pontos estratégicos da operação. Quem precisar fazer transferência entre as linhas 1 e 2, deve lembrar que ela será no trecho compartilhado entre as estações Central, no centro da cidade, e Botafogo, na zona sul.

O metrô lembra ainda que algumas estações são localizadas próximas aos espaços gratuitos para assistir à partida e, por isso, devem ser escolhidas para os deslocamentos – a Arena Bossa, no Bossa Nova Mall, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, a Arena N° 1 Brahma, na Praça Mauá, a Rua do Lavradio. Na zona norte, o Alzirão, na Tijuca, a Arena Jovelina Pérola Negra, a Arena Park Maracanã, no bairro do Maracanã, o Cadeg, em Benfica, e a Rua do Rio, no Shopping Nova América, em Del Castilho. Na zona sul, quem for para os quiosques da orla poderá contar também com o metrô nas estações de Copacabana, Ipanema e Leblon.

Nas barcas o esquema de funcionamento prevê operação especial nas linhas Arariboia e Charitas. Na travessia Praça XV-Praça Arariboia, entre as 6h30 e as 22h30, as viagens serão feitas com intervalos de 20 minutos. Já na ligação Charitas-Praça XV, das 16h30 às 20h30, as partidas ocorrerão a cada 30 minutos. No sentido Praça XV-Charitas, das 16h às 21h, as viagens também serão realizadas a cada 30 minutos. A CCR Barcas, que administra o serviço, destacou que nos outros horários das duas linhas e das demais linhas – Paquetá, Cocotá e DivSul – não haverá alteração.

No Aeroporto Internacional Galeão Tom Jobim o funcionamento será normal. O aeroporto está com cinco telões espalhados pelas áreas pública e restrita no embarque, para os passageiros acompanharem a partida.

Agência Brasil

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top