Cidades

Alargamento de acesso à Fortaleza de Santa Cruz entra na reta final

Alargamento de acesso à Fortaleza de Santa Cruz entra na reta final

Parte da rocha que existe no local foi retirada para melhorar o fluxo de veículos

Segue em ritmo acelerado o alargamento do trecho da Estrada General Eurico Gaspar Dutra, que dá acesso à Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba. A obra, iniciada em janeiro pela Prefeitura de Niterói, acontece entre a área próxima ao ponto final da linha 33 (Jurujuba-Centro) e a entrada daquele que é um dos principais pontos turísticos de Niterói. Operários concluíram a retirada de parte de uma rocha existente na via.

O mirante deste trecho da estrada também recebe melhorias, como nova pavimentação e guarda-corpo, que dará mais segurança aos motoristas e pedestres. A previsão é de que a obra, parceria com o Ministério do Turismo, seja concluída no segundo semestre deste ano. “O trabalho inclui, ainda, o remanejamento de postes, calçadas e a pavimentação da via”, explica o diretor de Planejamento e Captação de Recursos da Emusa, Paulo César Carrera. O investimento é de cerca de R$ 1,7 milhão.

Foto: Leonardo Simplício

Patrimônio – A Fortaleza de Santa Cruz recebe, anualmente, cerca de 60 mil visitantes. A construção é um sítio histórico único no Brasil, com pedra fundamental no ano de 1555. Suas muralhas foram construídas com pedras cortadas e assentadas à mão, com uma área de mais de sete mil metros quadrados. Possui um acervo composto de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela datada de 1612, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII. A Fortaleza de Santa Cruz da Barra está localizada ao lado do canal de entrada da Baía de Guanabara, por onde passam todas as embarcações que chegam ao porto do Rio de Janeiro. Com uma visão privilegiada das cidades do Rio e de Niterói, é um local para se admirar as belezas naturais de nossa região.

Foto: Leonardo Simplício

Fotos: Leonardo Simplício