Educação

Escola de Gestão de Niterói inicia novo ciclo de aulas presenciais

A Escola de Governo e Gestão (EGG) da Prefeitura de Niterói iniciou nesta segunda-feira (21) as formações presenciais para servidores, que serão realizadas ao longo de todo o ano de 2018. O curso Orientação para Inovação e Mudança abriu a grade da programação, com o professor Carlos Schuler – economista com vasta experiência em cargos de direção executiva em organizações privadas. Esta é a primeira aula do conjunto de 27 turmas de 15 diferentes cursos presenciais, oferecidos gratuitamente aos servidores em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

“A equipe de educação do IBAM tem muita satisfação de acompanhar e colaborar para a execução deste projeto, que é audacioso e certamente irá fortalecer a ação da Escola de Governo e Gestão de Niterói. Serão 420 horas de capacitação que pretendem alcançar uma média de 750 servidores municipais. Os temas abordados são muito relevantes e convergem com a perspectiva da administração municipal de construir a Niterói Que Queremos”, avaliou Marcia Costa, coordenadora de ensino da Escola Nacional de Serviços Urbanos do IBAM.

A subsecretária de Planejamento de Niterói, Marília Ortiz, destacou a importância da Escola para a profissionalização da gestão de Niterói e comentou sobre a dinâmica das aulas. “Os cursos da EGG têm como propósito o desenvolvimento de competências dos servidores para que continuemos atuando de forma planejada, com foco em resultados e com entregas de maior impacto para os cidadãos. Todos os professores do IBAM prepararam suas aulas baseadas em casos sobre desafios da gestão municipal a fim de que possamos refletir e encontrar soluções inovadoras de acordo com nossa realidade. Muito importante ressaltar que todos os cursos presenciais também ficarão disponíveis em módulo EAD a fim de divulgar, o máximo possível, os conteúdos entre os servidores”, destacou.

Ao todo, foram realizadas mais de 200 inscrições para os cinco primeiros cursos presenciais que fazem parte de uma nova etapa da EGG. Lançada em abril de 2017 pela Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, a EGG integra a Política de Desenvolvimento de Servidores e é responsável pela constante capacitação dos agentes públicos do município. Para Alessandro Passos, diretor executivo da Escola, este momento representa um novo marco para a capacitação de servidores. “A parceria com o IBAM inaugura uma nova fase da Escola de Governo e Gestão de Niterói. Teremos, a partir de hoje, e ao longo do ano, uma rotina de aulas presenciais diárias, com cursos ajustados às necessidades da Prefeitura, desenhados a partir de um estudo de mapeamento de competências. Esses cursos representam um novo paradigma para a Prefeitura, tanto em termos de formação das nossas equipes quanto de criação de um ambiente de compartilhamento de experiências e mesmo de formação de redes transversais”, declarou.

Além de cursos presenciais, a EGG oferece capacitações na modalidade de Ensino à Distância (EAD), com constante atualização de conteúdo e oferta de novos cursos focados em temas relativos a governo e gestão, com ênfase na administração municipal, promovendo ainda, seminários e congressos que contribuam para o desenvolvimento do servidor. A EGG integra o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS) e conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Todas as informações relativas aos cursos oferecidos pela EGG podem ser acessadas no site: http://egg.seplag.niteroi.rj.gov.br . No site da Escola o servidor também encontrará informações atuais sobre diversas oportunidades de formação em outras instituições – como a Escola Virtual de Governo, vinculada à ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) – e poderá conhecer a atuação da Escola junto às prefeituras do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top