Social

Baile no Teatro Popular marca quarto dia de eventos na Semana de Saúde Mental

O pátio do Teatro Popular de Niterói recebeu, na tarde desta quinta-feira (17), o IV Baile em comemoração à Semana de Luta Antimanicomial. Ao som axé, sambas e marchinhas, cerca de 100 pessoas participaram do evento, que reuniu profissionais de saúde, pacientes e familiares. A atividade faz parte da programação da Semana de Saúde Mental, promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo a coordenadora do Centro de Convivência e Oficinas Integradas, Letícia do Rosário, pacientes de quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), ambulatórios, um albergue e o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ) participaram do baile.

“Nosso objetivo é fazer atividades em espaço aberto, com uma mistura de pessoas. Estamos falando de inclusão social e momentos que sejam comuns para todos. O convívio com a cidade estabiliza pessoas com algum tipo de distúrbio mental”, explicou.

O evento também contou com a participação de alunos e professores do curso de Tecnólogo em Estética e Beleza, da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) que fizeram serviços de beleza, como manicure e maquiagem, gratuitamente nos usuários  da rede de Saúde Mental.

HPJ –  Também durante a tarde desta quinta-feira (17), o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba realizou uma Sessão Clínica com profissionais da rede. Na reunião, foi apresentado o trabalho que está a disposição dos usuários de rede saúde mental, como consultório na rua, Programa médico de Família, os Centros de Atenção Psicossocial, além do próprio hospital. Cerca de 40 pessoas participaram da atividade.

Semana de eventos

Durante toda esta semana foram realizados eventos em celebração à Luta. Na tarde da última quarta-feira (16), a Equipe de Referência Infanto-Juvenil para Ações de Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas (Erijad) e integrantes do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Monteiro Lobato (Caps I), localizado em Santa Rosa, realizaram mais uma edição do “Ocupa Praça”, na Praça Sérgio Arouca, no Vital Brazil.

O evento reuniu profissionais de saúde da FMS e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na ocasião, foram realizadas atividades culturais com crianças e adolescentes em situação de rua. A programação contou com oficinas de música, pintura, exibição de vídeo e um farto lanche, proporcionando um espaço de integração, aprendizado e acolhimento.

À noite, no Solar do Jambeiro, foi realizada uma sessão de cinema com o filme “Elena” e debate com a enfermeira Alice Medeiros, professora de Saúde Mental da Estácio. O filme acompanha as reflexões da diretora Petra Costa sobre o suicídio de sua irmã. De forma poética, a cineasta usa imagens de arquivo de sua infância para tratar da angústia e do sofrimento existencial.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top