Política

Fóruns marcam último dia da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

Fóruns marcam último dia da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

Niterói encerrou sua participação na 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, nesta quarta-feira (09), com a participação do prefeito Rodrigo Neves e de grande parte do secretariado em fóruns que reuniram gestores municipais de todo o Brasil. Durante o evento, no Caminho Niemeyer, a cidade recebeu mais de 2 mil dirigentes de todas regiões do país, além de pré-candidatos à presidência da República e diretores das maiores instituições financeiras nacionais e internacionais.

Acompanhado do presidente da FNP e prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, Rodrigo Neves falou sobre as iniciativas de Niterói durante o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

“A mobilidade é, junto a segurança pública, um dos maiores desafios do meio urbano nacional. Nos últimos anos, estamos implementando medidas inovadoras, como o bicicletário Arariboia, a expansão da malha cicloviária e o sistema BHLS, para enfrentar esse desafio em Niterói. Sabemos que a mobilidade só será sustentável se melhorarmos os transportes públicos”, defendeu.

O prefeito de Niterói também participou do Fórum de Relações Internacionais, que foi aberto pelo secretário Executivo, Axel Grael. Em seguida, se juntou à secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, no seminário Desafios Para A Gestão da Educação Pública Municipal. Ele ainda acompanhou o workshop “Nova Gestão Pública: uma agenda para o Brasil (2019-2022)”, com a secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói, Giovanna Victer.

De tarde, no Fórum de Transportes e Trânsito o presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha, o secretário Executivo, Axel Grael, e o secretário de Urbanismo, Renato Barandier, discutiram os caminhos do transporte em nível municipal.

“Niterói desloca, diariamente, contingente de 3 milhões que buscam acesso ao Rio de Janeiro. Em contrapartida, somos um município de apenas 500 mil habitantes. Temos feito, nos últimos cinco anos, investimentos buscando reduzir o tempo de deslocamento da população”, explicou Barandier.

Durante a mesa “Segurança Jurídica e Eficiência na Aplicação do Direito Público”, na parte da tarde, a secretária de Planejamento, Giovanna Victer, falou sobre o papel das políticas públicas na sociedade.

“A política pública, em sua definição, visa transformar a realidade. A nossa tarefa é tomar decisões com base nas expectativas de consequências de mudança da realidade. Como gestores, temos um leque de escolhas, decidimos qual será a alternativa de ferramenta de política pública, fundamento a minha decisão com base em dados, estatísticas, históricos e apresento a minha decisão pública de um ato administrativo”, explicou.

Fotos: Luciana Carneiro