Educação

Escola de Niterói promove palestra sobre a Lei Maria da Penha

Domestic violence

Iniciativa foi realizada no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), nesta quarta-feira, dia 25

Pelo segundo ano, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e o Ministério Público Estadual promoverão palestras sobre a Lei Maria da Penha em escolas públicas do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, dia 25, a iniciativa aconteceu no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), em Niterói. Os estudantes também participaram de um campeonato de xadrez, prestigiaram uma exposição de fotografias e, também, uma edição da Biblioteca Itinerante, projeto do Sesc.

Representantes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica Contra a Mulher, do Ministério Público, levarão os conhecimentos e esclarecimentos da Lei Maria da Penha aos estudantes. A parceria foi firmada em março de 2017 e, desde então, alunos de mais de 50 unidades de ensino participaram das palestras. Neste ano, as ações acontecerão em mais de 20 escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro.

“É importante debater esse tema em sala de aula, pois as informações serão disseminadas e contribuirão na formação da cidadania dos jovens. Além disso, boa parte das palestras será realizada em escolas que ofertam curso de Formação de Professores, o que será ótimo, pois os alunos dessas unidades seguirão a carreira docente e já poderão refletir esse assunto por meio de um viés pedagógico” disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

 

Lei Maria da Penha na rede estadual de ensino

A Secretaria de Educação e o Ministério Público Estadual firmaram, em março de 2017, um convênio para elaboração de videoaulas com o objetivo de trabalhar de forma preventiva a violência contra a mulher e, também, para realização de palestras sobre a aplicação da Lei Maria da Penha.

As ações fazem parte do “Programa Lei Maria da Penha vai à Escola”, criado por meio da Lei Nº 7.477, sancionada pelo Governo do Rio de Janeiro em novembro de 2016, e que estabelece o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha em escolas estaduais.

Em novembro do ano passado, a Seeduc também participou da campanha internacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top