Notícias

Prefeitura apreende 15 veículos do transporte escolar em situação irregular

Prefeitura apreende 15 veículos do transporte escolar em situação irregular

Outros 20 veículos foram multados por não atender determinações da legislação  

Desde o início de fevereiro, com a volta às aulas, 15 veículos de transporte escolar já foram apreendidos e outros 20 foram multados em operações de fiscalização da Subsecretaria Municipal de Transportes de Niterói. Segundo o subsecretário municipal de Transportes, Murilo Junior, as operações foram motivadas por denúncias de pais de alunos.

“Vamos continuar com as operações de fiscalização. Também é importante que os pais verifiquem se o condutor tem autorização da prefeitura para prestar o serviço antes da contratação”, orienta o subsecretário.

A primeira blitz foi no dia 7 de fevereiro, onde foram apreendidos dois veículos em situação irregular e dois foram multados. No dia 21 de fevereiro, em outra ação da Subsecretaria de Transportes, foram apreendidos seis veículos e sete foram multados. No dia 14 de março, nova ação teve como resultado dois veículos apreendidos e seis multados. No dia 28 de março, foram apreendidos quatro veículos e outros quatro foram multados. No dia 11 de abril, um veículo foi apreendido e um foi multado.

As operações da Subsecretaria de Transportes acontecem em todas as regiões da cidade. As primeiras foram em Icaraí e a subsecretaria também atuou na Região Oceânica, Centro e na Zona Norte.

Segundo Murilo Júnior, um dos resultados das operações foi o aumento da procura de motoristas em busca de licença para esse tipo de serviço.

“Muita gente não conhece a lei. Acha que basta ter um carro para poder trabalhar no transporte escolar. Não é assim. Há toda uma legislação específica sobre o assunto que precisa ser obedecida para a segurança de todos”, explica.

O subsecretário ressaltou que os pais devem ter muito cuidado na escolha do transporte escolar. As vans vistoriadas pela prefeitura recebem um selo, que deve ser afixado no para-brisas do veículo. Na vistoria são verificadas as boas condições de segurança, conservação, conforto e higiene dos veículos e, ainda, se os motoristas cumprem as normas legais necessárias para a prestação do serviço, como está habilitado para conduzir o veículo, não ter antecedentes criminais, etc. Os veículos que não passaram pela vistoria não têm autorização para fazer o transporte escolar e poderão ser apreendidos e seus condutores, multados.

Vistoria – A Prefeitura vistoriou, através da Subsecretaria de Transportes, os veículos do transporte escolar nos meses de julho e agosto de 2017. Nessa operação, 167 veículos receberam o selo de autorização para o trabalho por cumprirem todas as normas vigentes para o setor. O selo tem validade por um ano. Em julho deste ano, haverá uma convocação para uma nova vistoria, também com prazo de um ano de validade.