Educação

NitTrans realiza 2ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para docentes

Reprodução
Reprodução

As inscrições são gratuitas e estão sendo disponibilizadas 100 vagas

A abertura da 2ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para docentes de Niterói foi realizada na última terça-feira (10/4). O curso, que acontece nos meses de abril e maio, visa capacitar profissionais da área, transformando-os em multiplicadores para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na convivência do trânsito. A carga horária é de 25 horas com certificado e as palestras serão ministradas no Centro de Niterói. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone ou email.

A jornada, que acontece nos dias 10, 17 e 24 de abril e 8 e 15 de maio. O público-alvo é formado por professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio  e Universitários. Serão abordados temas como informações e conceitos de cidadania, ética, meio ambiente, mobilidade e acessibilidade, legislação e, principalmente, o comportamento no trânsito e suas variáveis, através dos diferentes campos de conhecimento.

O presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha, destaca a importância da jornada que leva educação para o trânsito aos professores. “Atualmente, o trânsito é considerado uma questão crucial no desenvolvimento das cidades no âmbito social, econômico e ambiental”, comenta.

A chefe do Departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, explica que essa ação “proporciona às crianças, adolescentes e jovens um processo de ensino-aprendizagem que lhes permite desenvolver a consciência da cidadania e da ética, de forma que possam construir, durante o processo educativo, hábitos e comportamentos seguros e serem cidadãos no trânsito”.

 

Cronograma de Palestras 

17/04/2018 – 8h às 13h

Aspectos Jurídicos e Pedagógicos da Criança e do Adolescente no Trânsito

 

24/04/2018 – 8h às 13h

Tema 1 – Legislação de Trânsito

Tema 2 – A Bicicleta e o futuro das cidades

 

08/05/2018 – 8h às 13h 

Tema 1- Aprendizagem Significativa: NÓS somos o Trânsito

Tema 2 – A Teoria das Múltiplas Inteligências e o Trânsito

 

15/05/2018 – 8h às 13h

Tema 1 – Trânsito: Deveres que asseguram Direitos?

Tema 2 – Pedagogia da convivência e Trânsito: Um diálogo contemporâneo

 

Inscrições

O curso acontecerá nos dia 10, 17, 24 de abril e nos dias 08 e 15 de maio, no Auditório do Espaço Oswaldo Salles – Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Educação, na Rua São Pedro, 108, Centro de Niterói. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (21) 2621-5558 ramal 231.