Saúde

Posto de vacinação contra febre amarela com horário ampliado no Centro do Rio

Posto de vacinação contra febre amarela com horário ampliado no Centro do Rio

O posto funcionará no Rio Imagem de segunda a sexta de 7h às 22h e contará com médicos que farão avaliação de idosos 

Quem ainda não se vacinou contra febre amarela agora tem uma nova chance para ser imunizado. Desde ontem (14) o Centro Estadual de Diagnósticos de Imagem – Rio Imagem, no Centro do Rio, oferece a vacina de segunda a sexta-feira de 7h às 22h. A novidade é mais uma medida implantada pela Secretaria de Estado de Saúde para ampliar ainda mais a cobertura vacinal no estado do Rio e contará com médicos de plantão para fazer avaliação de idosos.

“Sabemos que muitas pessoas trabalham o dia todo e por isso ainda não conseguiram se vacinar. O Rio Imagem fica em frente à Central do Brasil, um ponto importante do Rio, e vai funcionar em horário estendido, de 7h às 22h para atender essas pessoas. Além disso, a unidade terá médicos de plantão para fazer a avaliação de idosos e pessoas que precisam de recomendação” afirmou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

 

Além da vacinação no Rio Imagem, a SES fechou uma parceria com a Eneel Distribuição Rio, e 350 leituristas, técnicos que realizam a leitura do consumo de energia nos medidores residenciais, irão orientar e informar a população sobre a importância da vacinação para o combate da febre amarela. O projeto começará, inicialmente, nas cidades de Niterói, São Gonçalo e Magé, podendo ser estendido a outros locais.  Cada leiturista da Enel visita, em média, 400 unidades consumidoras diariamente. Dessa forma, cerca de 1,8 milhão de moradores da região receberão orientações sobre o combate à doença.

Fracionamento – Em 25 de janeiro, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, 15 municípios da região metropolitana passaram a fornecer doses fracionadas da vacina. Fazem parte da campanha de fracionamento as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica. Nos demais municípios do estado são aplicadas doses padrão da vacina.

Quem não deve tomar a dose fracionada: 

– crianças de 9 meses a menores de dois anos;

– pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras);

– gestantes;

– viajante internacional (devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação)

Hemorio –  Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.