Política

Câmara aprova o decreto da intervenção federal

Câmara aprova o decreto da intervenção federal

A Câmara dos Deputados aprovou a medida por 340 votos a 72, e ainda precisa de aprovação pelo Senado para valer até o fim de 2018. A votação se encerrou após mais de 7 horas de sessão e terminou por volta de 02:00h da madrugada desta terça-feira quando os deputados acataram o parecer da deputada Laura Carneiro (MDB-RJ) favorável à medida, anunciada pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira (16).

A previsão é de que os senadores analisem o texto já nesta terça-feira, uma sessão extraordinária destinada a votar o decreto deve começar as 18h. Caso o texto que estipula a intervenção seja aprovado pela maioria simples dos senadores presentes, o Congresso Nacional poderá publicar o decreto legislativo referendando a decisão de Temer de intervir no Rio de Janeiro.

Ao abrir a sessão, por volta das 20h, o presidente da Câmara Rodrigo Maia(DEM), que é deputado pelo Rio de Janeiro, fez um apelo aos colegas para que aprovassem a medida.

INTERVENÇÃO FEDERAL ::

O Presidente Michel Temer decidiu decretar intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. A medida foi anunciada após uma longa reunião no Palácio do Alvorada na noite da última quinta-feira(15), que contou com a presença do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, dos ministros Raul Jungmann, da Defesa, Torquato Jardim, da Justiça, Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional, Henrique Meirelles, da Fazenda, Dyogo Oliveira do Planejamento e Moreira Franco, da secretaria geral da presidência. Além dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia e do senado, Eunício Oliveira.

Essa medida prevê que as Forças Armadas assumam a responsabilidade do comando da segurança no Estado. A decisão ainda terá que passar pelo Congresso Nacional.

Temer designou também que o General Walter Souza Braga Neto, do Comando Militar do Leste, será o interventor.

ASSISTA A ASSINATURA DO DECRETO ::

ONDA DE VIOLÊNCIA EM NITERÓI ::

No carnaval a Cidade de Niterói ficou aterrorizada com a violência. Na madrugada da quarta-feira de cinzas, quatro homens fortemente armados assaltaram clientes e levaram dinheiro do caixa da lanchonete Matinatta, na Rua Moreira Cesar. Na sexta-feira dia (09/02) a loja da Claro também na Moreira foi roubada. No domingo o assalto aconteceu na padaria Pão & Etc. Dias antes cinco bandidos fortemente armados invadiram um restaurante na Rua Presidente Backer. No dia (12/02) bandidos fizeram um arrastão na Rua Vereador Duque Estrada, em Santa Rosa.