Cidades

Carnaval de Niterói reúne quase 500 mil pessoas este ano

Carnaval de Niterói reúne quase 500 mil pessoas este ano

Niteroienses e foliões de diversas cidades aproveitaram  os desfiles de mais de 100 blocos e os 32 carnavais de bairro

Foram 32 carnavais de bairros e cerca de 100 blocos desfilando pelas ruas. Nos bairros, cerca de 150 mil pessoas brincaram o carnaval. Nos blocos,  estima-se que o número superou a casa dos 300 mil pessoas, entre moradores, visitantes e turistas.

A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), recolheu 45 toneladas de resíduos em locais de concentração de blocos e desfile. A Secretaria de Ordem Pública atuou com uma média de 200 homens por dia na área oficial de desfile, cobertura em bairros e ordenamento de praias.

Somente no desfile das escolas de samba de Niterói, na Rua da Conceição, mais de 25 mil pessoas, que lotaram de ponta a ponta a avenida dos desfiles  aplaudiram as escolas do Grupo A do município, além da Viradouro e da Cubango, que participam do carnaval do Rio, mas também se apresentaram em Niterói.

Famílias inteiras no desfile da Rua da Conceição 

Na passarela do samba niteroiense, famílias inteiras ocuparam as arquibancadas, com presença marcante de crianças. O Serviço Médico de plantão registrou apenas sete atendimentos. Ao fim dos desfiles, logo após a passagem da escola Magnólia Brasil deixar a avenida, entrou em cena o Bloco da CLIN, garantindo a rápida limpeza do local. Logo em seguida, equipes da Nittrans liberaram o trânsito.

“O carnaval é o segundo maior evento da cidade, que acontece na Rua da Conceição, nas ruas e nos bairros. Niterói tem um diferencial de um carnaval mais espontâneo e autêntico. São mais de 300 mil pessoas somente nos blocos que aumentam, numericamente, a cada ano. Por isso, a Neltur trabalha previamente, fazendo um planejamento minucioso e detalhado, em parceria com outros órgãos e secretarias municipais, visando garantir a segurança e mobilidade urbana dos foliões, visitantes e turistas”, conta José Guilherme Azevedo, Presidente da Neltur.

Ele acrescentou ainda que o carnaval é um evento que estimula a economia da cidade através de seus polos gastronômicos e hoteleiros, impulsionando outras áreas do comércio e serviços. José Guilherme lembrou ainda que Niterói se orgulha de ter um filho ilustre como Ismael Silva, que criou a primeira escola de samba do país, a Deixa Falar, e a cidade busca sempre dar continuidade a essa tradição, resgatando os antigos festejos momescos.

 

Nas praias 96 toneladas de lixo recolhidos

A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) montou um esquema especial de limpeza das vias públicas durante o período de carnaval. Foram cerca de 900 funcionários atuando nas ruas.

Nas ruas da ciidade total foram recolhidas 45 toneladas de resíduos. Os materiais mais encontrados foram: garrafas pet, garrafas de vidro, latas de alumínio e muito confete e serpentina.

Além da grande quantidade de resíduos de varrição removida das ruas, foram recolhidas  96 toneladas de lixo das praias da cidade.