Cidades

Niterói oferece opções de lazer para quem quer fugir da folia carnavalesca

Niterói oferece opções de lazer para quem quer fugir da folia carnavalesca

Niterói está repleta de opções de lazer para os que procuram por opções não-carnavalescas nessa semana de carnaval. De turismo ecológico a histórico, passando por alternativas artísticas, é só escolher!

Símbolo da cidade, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói vai ficar com o pátio aberto das 8h às 19h, nos dias 10, 11 e 14 de fevereiro. O espaço de exposição volta a abrir as portas no dia 14, quarta-feira de cinzas, às 12h.

A cerimônia de premiação do Oscar 2018 acontece no dia 4 de março. Até lá, os mais interessados pela sétima arte podem aproveitar o carnaval para assistir alguns dos títulos com mais indicações no Reserva Cultural. O cinema ficará aberto todos os dias de carnaval, de 13h30 às 21h.


É um passeio histórico que você procura para fugir do carnaval? Aqui em Niterói tem! Tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fortaleza de Santa Cruz é a maior fortaleza do Brasil. E estará funcionando normalmente (todos os dias, menos segunda-feira, das 10h às 17h). As visitas guiadas acontecem de hora em hora, com a duração de aproximadamente 45 minutos. O passeio reserva algumas curiosidades, como a origem da expressão “Um olho no padre e outro na missa”. A frase teria se originado na Capela de Santa Bárbara, quando o padre rezava a missa de frente para o altar. O religioso olhava, com frequência, para uma janela localizada à direita, checando se algum navio se aproximava.

O Forte do Pico e São Luiz, em Jurujuba, podem ser acessados por uma estrada que corta a Mata Atlântica e que pode ser percorrida a pé. Além da bela visão da Baía de Guanabara, é possível visitar construções militares de 1567. Os fortes estarão abertos com duas viagens diárias, às 10h e 14h.

Escolhido por muitos visitantes como a melhor vista de Niterói, o Parque da Cidade também vai funcionar normalmente durante o carnaval. O ponto fica aberto, diariamente, das 9h às 19h. De lá parte a trilha Tupinambá, aberta em agosto do ano passado, e que vem, desde então, atraindo amantes do verde. Com 7,5 quilômetros, ela liga os bairros de São Francisco e Piratininga, atravessando o Parque da Cidade.


Com início após a entrada do Parque da Cidade, a trilha do Morro do Santo Inácio é o terceiro ponto mais alto da cidade e ponto culminante do Parnit. Com subida leve, e pequenos trechos de escalada, é outra opção de lazer para quem quer fugir da folia esse ano. A trilha fica na sombra durante todo o trajeto até o cume de onde se tem a visão de 360 graus da baía de Guanabara e Rio de Janeiro.

Também muito badalado, o Costão de Itacoatiara fica no Parque Estadual da Serra da Tiririca. Com visitas de até 200 pessoas por vez, a trilha dura cerca de duas horas, levando a uma belíssima visão de Itacoatiara.

Mais trilhas – Morro do Morcego: Quarenta minutos de caminhada até o pico saindo de Jurujuba. São 138 metros de altura e a trilha começa na Praia do Adão e Eva.

Pedra do Elefante: ponto mais alto do município de Niterói, situado no Parque Estadual da Serra da Tiririca. É trilha moderada com lance de escala.

Morro das Andorinhas: Subida leve. É uma divisão natural entre Itaipu e Itacoatiara. Tem uma altitude de 196 metros e leva duas horas para ser feita.

Trilha Bosque dos Eucaliptos: Trilha circular no Parque da Cidade, muito leve. Belo encontro com a natureza e eucaliptos e em um dos pontos a visão da região Oceânica e no outro a enseada de Charitas. Pode ser feita até em duas horas fazendo paradas para admirar a paisagem.