Educação

Prefeitura fiscaliza transporte escolar e apreende uma van em situação irregular

Prefeitura fiscaliza transporte escolar e apreende uma van em situação irregular

A Subsecretaria Municipal de Transportes de Niterói iniciou nesta quarta-feira a fiscalização sobre os veículos do transporte escolar. Durante a operação uma van foi apreendida e pelos menos duas conseguiram fugir dos fiscais deixando os alunos longe da entrada das escolas. A operação começou às 6h na entrada de três unidades de ensino de Icaraí. Após o carnaval, a fiscalização será retomada.

No total, 60 veículos foram vistoriados e estavam em situação regular já tendo, inclusive passado pela vistoria anual da Subsecretaria de Transportes. Mas, pelo menos duas vans desembarcaram os alunos a uma quadra das escolas e evitaram a fiscalização. Uma van foi apreendida por apresentar divergência na documentação. O condutor foi encaminhado à delegacia para esclarecimentos.

“Além da situação irregular dos veículos, esses motoristas que fugiram da fiscalização colocaram a vida das crianças em risco deixando-as longe da portaria das unidades. Eles são pagos pelos pais para levar as crianças em segurança à escola e não é isso que estão fazendo”, disse o subsecretário municipal de transportes, Murilo Moreira.

O subsecretário ressaltou que os pais devem ter muito cuidado na escolha do transporte escolar. As vans vistoriadas pela prefeitura recebem um selo, que deve ser afixado no para-brisas do veículo. Na vistoria são verificadas as boas condições de segurança, conservação, conforto e higiene dos veículos e, ainda, se os motoristas cumprem as normas legais necessárias para a prestação do serviço. Os veículos que não passaram pela vistoria não têm autorização para fazer o transporte escolar e poderão ser apreendidos e seus condutores, multados.

A prefeitura vistoriou, através da Subsecretaria de Transportes, os veículos do transporte escolar nos meses de julho e agosto de 2017. Nessa operação, 167 veículos receberam o selo de autorização para o trabalho por cumprirem todas as normas vigentes para o setor. O selo tem validade por um ano.

Foto: Divulgação Prefeitura de Niterói