Educação

Estudantes da Rede Municipal de Niterói voltam às aulas nesta segunda-feira

Estudantes da Rede Municipal de Niterói voltam às aulas nesta segunda-feira

Alunos das 91 unidades escolares municipais de Niterói retornam às aulas nesta segunda-feira, 5 de fevereiro. Para garantir a segurança na volta às aulas, serão retomados os programas Ronda Escolar e Travessia Segura, com o apoio da Guarda Municipal e da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans). Os guardas visitarão diariamente todas as unidades, enquanto os agentes de trânsito estarão posicionados nos locais de maior movimento para orientar os alunos e motoristas. Eles distribuirão folhetos educativos na primeira semana de aulas.

Atualmente, a rede conta com 42 Unidades de Educação Infantil (UMEI) e 49 de Ensino Fundamental. Em março, está prevista a inauguração da UMEI do Preventório, localizada no bairro de Charitas. A escola vai atender a  aproximadamente 360 crianças, de 2 a 6 anos, em horário integral.

 

 

Segurança e mobilidade na volta às aulas

A Prefeitura de Niterói vai mobilizar vários órgãos públicos para garantir mais segurança e mobilidade no reinicio do ano letivo na cidade. Em Icaraí, uma novidade: os agentes do programa Niterói Mais Segura, além do patrulhamento das ruas do bairro, darão mais atenção ao entorno das unidades de ensino.

A Guarda Municipal retomará a Patrulha Escolar, das 7h às 22h30. Os agentes se dividirão em polos de atuação para atender chamados das escolas em caso de necessidade. Além disso, a Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal vai atuar no entorno das escolas na hora do rush, para evitar engarrafamentos.

A NitTrans também retomará nesta segunda a ‘Operação Volta às Aulas’, realizada anualmente pela Prefeitura de Niterói, desde 2013. Este ano o programa alcançará 91 escolas da cidade. O objetivo é intensificar as orientações sobre Educação Para o Trânsito junto a estudantes e seus responsáveis, professores e toda a comunidade escolar das redes pública e privada.

Durante a operação são realizadas ações nas escolas, nos intervalos, na entrada ou na saída dos alunos. Entre os temas recorrentes estão a necessidade de respeitar a sinalização de trânsito; a importância de estar atento no momento da travessia; a obrigação do uso do cinto de segurança, mesmo no banco de trás; o risco do uso do celular enquanto dirige, entre outros assuntos.

O trabalho desenvolvido pela NitTrans consiste em promover ações e distribuir materiais que esclareçam sobre direitos e deveres, responsabilidades e educação para o trânsito, no retorno às aulas, quando os estudantes estão mais expostos ao trânsito. A operação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e com a equipe do Programa Niterói de Bicicleta.