Política

Prefeito assina Pacto de Compromisso Fiscal com secretariado

Prefeito assina Pacto de Compromisso Fiscal com secretariado

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reuniu seu secretariado na manhã deste domingo para a assinatura de um Pacto de Compromisso de Gestão Fiscal para o exercício de 2018. Segundo o Prefeito o acordo tem como objetivo a garantia de que cada secretaria se comprometerá a cumprir o alinhamento proposto pelo Executivo dentro do orçamento anual, em cada área, para que as contas públicas da cidade continuem equilibradas.

Rodrigo Neves destacou que nas duas primeiras semanas de janeiro, a equipe econômica e as secretarias buscaram se adequar ao orçamento de 2018, com controle dos gastos e ajustes necessários, sem prejuízo da manutenção de investimentos  na cidade. Segundo ele o alinhamento foi elaborado com base em análises da economia, orçamento e arrecadação municipal. O prefeito frisou que desta forma a folha de pagamento, tanto para servidores ativos, como inativos, continuará sendo paga em dia.

Ele ressaltou ainda que, a gestão fiscal responsável tem permitido que a cidade atravesse a grave crise econômica nacional e estadual sem sobressaltos e ainda realizando investimentos.

“Nenhuma cidade do estado tem esse compromisso com pacto orçamentário. Já fazemos isso desde o início da gestão, usando essa ferramenta inovadora. É um esforço muito grande colocar as metas de entrega da sociedade dentro do que é o orçamento. Hoje assinamos o planejamento de forma responsável com a cidade de acordo com a economia. Assinamos com órgãos que administram cerca de 85% do orçamento municipal das diversas áreas. Compatibilizamos as despesas com receita para garantir tranquilidade. Com gestos assim, Niterói superou as crises desde 2013 e, nos últimos quatro anos, nos mantivemos com orçamento equilibrado. Fazemos uma gestão fiscal responsável.” afirma o prefeito.

 

Fotos : Luciana Carneiro