Notícias

Defesa Civil de Niterói lança aplicativo para a população

Defesa Civil de Niterói lança aplicativo para a população

O aplicativo Alerta DCNIT já está disponível para a população niteroiense, com alertas sobre previsão de chuvas fortes, ressaca, ventos e condições do tempo para risco de fogo em vegetação. A intenção é que o novo mecanismo da Defesa Civil de Niterói possibilite um canal de comunicação constante com o cidadão, e que o usuário faça acessos diários para planejar sua rotina.

Para baixar o Alerta DCNIT, basta acessar sua loja de aplicativos e selecionar o programa. Dentro de uma concepção que a Defesa Civil vem adotando de avançar com a prevenção e informação como base de sustentação para resiliência, o órgão vem investindo em novas tecnologias e novos sistemas.

De acordo com Walace Medeiros, secretário da Defesa Civil de Niterói, a criação do aplicativo se enquadra em uma mudança de paradigma em que o cidadão atuava de forma passiva, recebendo as informações emergenciais apenas em momentos em que havia a condição de ameaça meteorológica, como chuvas fortes.

“Trata-se de uma ferramenta importantíssima de prestação de serviço para o cidadão niteroiense. A intenção do aplicativo é possibilitar um canal de comunicação constante com a população. Deste modo, quando o aplicativo passar a fazer parte do cotidiano das pessoas, as informações emergenciais ali lançadas alcançarão de forma bastante consciente e eficaz todos os munícipes. Temos certeza que a informação bem transmitida e recebida constitui ferramenta fundamental no processo de prevenção e resiliência frente às ameaças de desastre”, afirma.

Além das informações meteorológicas, o aplicativo disponibilizará avisos emergenciais, localização de sirenes e pontos de apoio, assim como informações importantes em casos de queimadas, chuvas fortes, vendavais e ressacas. O sistema também conta com botão que direciona o aparelho automaticamente para uma ligação com a Defesa Civil, gratuitamente através do 199. Desta forma, a Defesa Civil se aproxima cada vez mais do cidadão, possibilitando o aumento de uma cultura preventiva e o consequente aumento do poder de resiliência municipal.