Cidade

Praias de Niterói alcançam maior índice de balneabilidade desde 2013

Praia de Charitas – NIterói

A expectativa é que as praias de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva estejam muito mais dias próprias para banho no verão 2018 do que nos anteriores

O verão, que começa hoje (21), pode ser o melhor desde 2013 em termos de balneabilidade das praias niteroienses da Enseada de Jurujuba. De janeiro a novembro, as praias de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva estiveram próprias para banho em 62,58% do total de dias em que foram recolhidas amostras. Em 2013 esse índice foi de 27,8%.

 

A expectativa dos gestores do programa Enseada Limpa, implantado pela Prefeitura de Niterói em 2013, com o objetivo de despoluir a Enseada de Jurujuba, é que o mês de dezembro também apresente bons resultados, e que todas as cinco praias estejam com índices melhores no verão 2018 do que nos anteriores.

“O Programa Enseada Limpa tem demonstrado que ações locais podem mudar um cenário que se acreditava perdido e dependente do todo. Desta forma, no futuro, essa experiência técnica e de gestão poderá ser multiplicada para outros locais e quem sabe poderemos ter uma Baía de Guanabara muito mais limpa”, afirma o secretário Executivo da prefeitura, Axel Grael, responsável pela implantação do programa.

O índice de balneabilidade, produzido pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), passou a ser monitorado pelo programa e vem demonstrando crescimento desde que uma série de ações foram implementadas nas comunidades localizadas na região da Enseada de Jurujuba. O percentual dos 11 meses deste ano também é superior aos de 2014, 2015 e 2016.

 

O programa Enseada Limpa 

Prevê uma série de iniciativas para tornar a Enseada de Jurujuba a primeira área da Baía de Guanabara totalmente despoluída, administrando sua bacia hidrográfica contribuinte. A área abrange os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Cachoeira, Maceió e Largo da Batalha.

Tem como proposta a integração dos diferentes setores da administração municipal que já atuam neste espaço, o que propicia maior otimização de recursos e ampliação dos impactos da gestão.

Este trabalho envolve ações de urbanização, ampliação da rede coletora de esgoto e das ligações domiciliares à esta rede, iniciativas para melhorar a gestão de resíduos sólidos e conter o seu despejo em encostas, controle de roedores, educação ambiental, entre outras.

O programa atua fomentando a coleta seletiva nas casas e escolas localizadas na região da Enseada de Jurujuba, em parceria com a Clin; acompanha o trabalho da Concessionária Águas de Niterói em ações que dizem respeito à saneamento. Também participa de um estudo para o desenvolvimento de um modelo de saneamento ambiental em uma das comunidade do bairro de Jurujuba, em parceria com a concessionária; além de acompanhar o calendário de desinfestação de roedores executado pela Vigilância Sanitária; distribuir cartilhas informativas dentro de suas ações de educação ambiental.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top