Cultura

Muitas novidades preenchem a semana no Reserva Cultural Niterói

Muitas novidades preenchem a semana no Reserva Cultural Niterói

Mais uma semana de novidades no Reserva Cultural, em São Domingos, com estreia de filmes, declamação de poesia, gastronomia diversificada e até apoio para campanhas nacionais. O reduto de cultura de Niterói está cheio de programação nessa reta final de ano!

O destaque dessa semana fica por conta de Corpo e Alma, vencedor do Urso de Berlim como melhor filme e também foi vencedor do Prêmio FIPRESCI (Prêmio da crítica e troféu do júri ecumênico) no Festival de Berlim 2017. Com direção de Ildikó Enyedi e distribuição da Imovision, o drama húnguro conta com Géza Morcsányi, Alexandra Borbély e Zoltán Schneider no elenco. Duas pessoas introvertidas descobrem que dividem o mesmo sonho todas as noites. Intrigados, incrédulos e assustados, eles tentam recriar o que acontece durante a noite enquanto estão acordados. O filme será exibido de 21 a 23 de Dezembro às 13h, 17h e 21h20min e de 25 a 27 de Dezembro das 13h, 17h às 21h20min.

O drama Lucky, também da Imovision, tem direção de John Carroll Lynch e será exibido às 13h30min de 21 a 23 de Dezembro. Depois de fumar por muito mais tempo que todos os seus conterrâneos, o velho ateu Lucky (Harry Dean Stanton), de 90 anos, está no fim de seus dias, apenas esperando a morte. Vivendo em uma cidade no deserto, ele inicia sua última atividade antes de partir: se autoexplorar para enfim encontrar iluminação.

O queridinho Star Wars – Os últimos Jedi, continua em cartaz e poderá ser visto de 21 a 23 de Dezembro nos seguintes horários: 15h10min, 18h05min e 21h; e de 25 a 27 de Dezembro às 15h10min, 18h05min e 21h . A ficção científica conta a seguinte história: após encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker (Mark Hammil) em uma ilha isolada, a jovem Rey (Daisy Ridley) busca entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre jedi. Paralelamente, a Primeiro Ordem de Kylo Ren (Adam Driver) se reorganiza para enfrentar a Resistência. È o último filme da carreira de Carrie Fisher, falecida em dezembro de 2016. Também comemora 40 anos da franquia Star Wars. O logo da franquia se mostra em vermelho, como que para celebrar seu Jubileu de Rubi.

Outra sugestão é o Assassinato no Expresso Oriente, exibido de 21 a 23 de Dezembro às 15h10min e de 25 a 27 de Dezembro às 21h40min. Com direção de Kenneth Branagh e distribuição da Fox Film o filme tem no elenco nomes como Johnny Depp, Michelle Depp, Michelle Pfeiffer, Daisy Ridley, Penélope Cruz, Josh Gad, Willem Dafoe e Judi Dench. O detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) embarca de última hora no trem Expresso do Oriente, graças à amizade que possui com Bouc (Tom Bateman), que coordena a viagem. Já a bordo, ele conhece os demais passageiros e resiste à insistente aproximação de Edward Ratchett (Johnny Depp), que deseja contratá-lo para ser seu segurança particular. Na noite seguinte, Ratchett é morto em seu vagão. Com a viagem momentaneamente interrompida devido a uma nevasca que fez com que o trem descarrilhasse, Bouc convence Poirot para que use suas habilidades dedutivas de forma a desvendar o crime cometido.

Nesta quinta, dia 21 de dezembro, acontece a última edição do ano do Corujão da Poesia com muitas homenagens, doações e, é claro, poesias. A partir das 20h30min, com entrada gratuita, quem quiser é literalmente só chegar no Bizu Bizu, que agora também conta com crepe e chope artesanal.
As vendas de ingressos já estão disponíveis e custam R$ 31 (inteira) e R$ 15,50 (meia-entrada). O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos.