Educação

Unidade de Educação Infantil do Preventório, a maior de Niterói, será entregue no primeiro trimestre de 2018

Com capacidade para mais de 300 crianças, obras estão na reta final

A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do Preventório, localizada em Charitas, na Zona Sul de Niterói, será entregue no primeiro trimestre de 2018. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11.12) pelo prefeito Rodrigo Neves, durante vistoria às obras. Com investimento de R$ 7 milhões, a creche será a maior da rede de ensino do município.

 

A Umei do Preventório terá capacidade para atender 360 crianças, na faixa etária de 2 a 6 anos, das regiões de São Francisco, Jurujuba, Charitas e Região Oceânica. O prédio de três andares contará com 16 salas climatizadas, brinquedoteca, refeitório, cozinha, vestiário e pátio coberto, numa área total de 1.848 metros quadrados.

“Essa obra é muito significativa para a comunidade do Preventório, que é uma das maiores de Niterói, e para toda essa região. Já realizamos aqui importantes investimentos em infraestrutura e políticas sociais. O Preventório tem uma unidade de educação infantil que atende parte da demanda, mas a nova Umei será a maior da cidade. Decidimos fazer esse investimento num terreno que fica na entrada da comunidade, que estava abandonado há muitos anos e era um depósito de sucata. Verifiquei que o cronograma está sendo cumprido e vamos inaugurar no primeiro trimestre de 2018. Mais de 300 crianças terão assistência completa, em horário integral, quatro refeições por dia. Imagino que para a comunidade seja muito importante estarmos aqui confirmando a inauguração desse projeto”, afirmou Neves.

A Umei do Preventório integra o Programa Mais Infância, criado em 2013, e que tem como objetivo ampliar o número de vagas de maneira a garantir o acesso e a permanência dos alunos na Educação Infantil.

Para o presidente da Associação de Moradores do Preventório, Rafael Salles, como a nova Umei vai triplicar o número de crianças atendidas, as famílias da comunidade aguardam com ansiedade a inauguração da nova creche. “A expectativa dos pais é muito grande. A creche atual atende a 130 crianças, a nova terá o triplo de alunos”, disse.

Rodrigo Neves vistoriou as obras ao lado da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o do presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, além do secretário de Obras, Vicente Temperini.

Flávia Monteiro disse que o objetivo dos investimentos na construção de novas escolas é trilhar um caminho melhor para Niterói através da Educação. “Não se trata apenas de uma obra. É um equipamento que prioriza não só a qualidade de sua infraestrutura, mas também a qualidade pedagógica”, declarou Flávia.

Para Bruno Ribeiro, a nova unidade será mais uma a auxiliar no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade na região. “A Umei do Preventório irá oferecer todos os recursos necessários para qualificar o ensino e melhorar o desempenho dos nossos alunos”, destacou Bruno.

As matrículas da nova UMEI do Preventório para o ano letivo de 2018 iniciarão em fevereiro.

Fotos Luciana Carneiro

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top