Cultura

Bemvindo Sequeira apresenta seu Show DONA ENCRENCA no Teatro UFF

Comemorando 70 anos de vida e 51 anos de carreira artística,  BEMVINDO SEQUEIRA  volta com seu divertidíssimo show DONA ENCRENCA SÓ MUDA O ENDEREÇO, para 03 únicas apresentações, em Niterói, no Teatro da UFF ( Rua Miguel de Frias 09 – Icaraí – Niterói) nos dias 08, 09 e 10 de dezembro / 2017,  sendo 6ªf, sábado e domingo 20h.

Aplaudido e elogiado por onde passa, BENVINDO SEQUEIRA, garante 90 minutos de muitas gargalhadas ou o dinheiro de volta.

 

Bemvindo satiriza a relação marido/mulher – as verdadeiras Donas Encrencas do título, brinca com a plateia, tira sarro com a política atual do nosso país e com alguns políticos do nosso cenário atual.  De leve, vai dando o seu recado!

Antenado com a atualidade, ele tira do dia a dia, “flechadas” que acertam em cheio a plateia… é fácil perceber o quanto o espectador é “tocado” pelas situações citadas pelo comediante em cena aberta. Na verdade, o que o Bemvindo faz em seu show, é um bate papo com a plateia, contando casos e exemplificando o quanto realmente as Donas Encrencas só mudam o endereço.

Os casais se identificam tanto com os casos apresentados pelo humorista, ao ponto de percebermos vários comentários da plateia durante a apresentação.  O publico se sente intimo e cúmplice do artista, o que torna o show mais engraçado e interessante.

Não por acaso que o Bemvindo Sequeira diz que essa comedia é para o casal, para a família…

O grande publico descobre em Bemvindo Sequeira o humor antigo, ingênuo, inocente, sem ser vulgar ou debiloide…

 

 

Rodrigo Monteiro (critico teatral e Jurado do Prêmio de Teatro da APTR) escreveu sobre o espetáculo:

“Dona Encrenca Só Muda o Endereço” é o stand-up comedy de Bemvindo Sequeira, um dos maiores comediantes vivos desse país… a produção garante mais de 1h30min de gargalhadas. O texto é baseado em anedotas sobre o universo dos casais já próximos da velhice: as diferenças entre homens e mulheres, o enfrentamento dos desafios da velhice,  a comparação entre velhos e jovens, os valores no mundo de hoje e os de outrora.  Sem a criação de tipos, mas com visível esforço na sustentação de um personagem cheio de nuances, Bemvindo Sequeira usa o ritmo da comédia e seu carisma em prol da estruturação de um monólogo muito engraçado. Tudo o que tem de conservadora, a peça também tem de politicamente incorreta. Tudo o que, na dramaturgia desse espetáculo, pode ser chamado de ingênuo também pode ser visto como irônico. Machista, sexista, elitista, preconceituoso, o personagem-narrador, aristotelicamente trazendo à superfície o que há de pior no ser humano, passa diariamente por agruras de vários tipos, fazendo com que qualquer espectador rapidamente se identifique, mas também se distancie.  

 Ao longo da peça, a relação com a plateia é conduzida excelentemente: o público ri de si mesmo, talvez de nervoso e de decepcionado de si próprio, para, em seguida, refletir. Com fortes marcas de ingenuidade, a performance do comediante diverte, mas deixa claro que expõe todas as mazelas sociais que são reproduzidas diariamente ou com as quais se concorda infelizmente de forma que, dadas as contradições, fica-se diante de uma sociedade complexa que é , ao mesmo tempo, humana e fria.

Por tudo isso, “Dona Encrenca Só Muda o Endereço”, embora pareça boba e despretensiosa, é, na verdade, um excelente retrato que a boa comédia pode devolver ao homem por trás do ingresso. Longe de produzir alienação, o humor negro de Bemvindo merece os mesmos elogios pelos mesmos motivos que atualmente se costuma dar ao norte-americano Nicky Silver, por exemplo.  

O maior mérito, e segurar a atenção da plateia por mais de noventa minutos é algo dificílimo, é o de fazer o personagem rir de si mesmo. Disso pode advir o carisma que esse stand-up comedy apresenta enquanto gênero.

Localizado no proscênio, o ator fala com o público sobre si mesmo, variando o tom na medida em que as repostas vão sendo recebidas. Com mais de 50 anos de carreira,   Bemvindo Sequeira ganha aplausos renovados por oferecer, de jeito simples e valoroso, a alegria necessária tanto quanto e com igual mérito de todos os outros sentimentos e sensações. Aplausos! 

Segue abaixo, comentários de quem já assistiu o show, em temporadas passadas:

Berta Loran (atriz comediante): Esse show é ótimo e o Bemvindo está muito bem! É show pra ficar muito tempo em cartaz e viajar o Brasil. Parabéns!!!

Luiz Fernando Guimarães (ator): Muito bom! O publico morre de rir e se identifica com as historias contadas por ele (Bemvindo) o tempo todo… é impressionante isso!!!

Roberta Foster (atriz): Como ele é divertido… ele é meu mestre! Que bom vê-lo fazendo esse sucesso todo!

Mario Esteves (radialista): Me surpreendi… já tinham me dito que era bom, mas na verdade, é muito bom mesmo!!!  A plateia se divertiu do inicio ao fim do show!

Giuseppe Oristanio (ator): Ele fica sozinho no palco ( do Teatro OI Casa Grande), que tem lotado em todas as sessões, e faz a gente morrer de rir com as experiências da vida a dois. O assunto não é novo, mas dessa vez é contado por um homem maduro, casado há décadas e que tem, de verdade, a experiência de casamento. Esse é o Bemvindo: um tipo de ator que já não existe mais, com domínio total daquela situação. E é sempre bom lembrar que os espetáculos STAND UP não são uma invenção moderna da rapaziada. Aliás, macacada, nada se cria. Tudo se copia. Uns copiam bem, outros mal. Assim é a vida.

André Lucas (humorista): Além de um brilhante, ator. Seu show de humor é sensacional!

Jane di Castro (atriz transformista): Adoro o Benvindo. Ele é uma aula para os jovens comediantes.

Oscar Francisco (diretor de novelas na Rede Globo): Adorei!!!..risada garantida, de doer a barriga…

Sergio Ricardo (radialista e humorista): Espetacular!! É a prova mais viva de que o artista de verdade, o talentoso, o genial, aquele que tem, de fato, a força da arte dentro de si, é sempre um íntimo amigo do tempo!! Os dois juntos, ele e o tempo, são incomparáveis!!

Mauricio Menezes (comunicador): 90 minutos de gargalhadas! Genial!

Fernando Reski (ator e apresentador): Excelente, o riso é do inicio ao fim.

Jorge Leão (Jornalista, Produtor Cultural, Editor da revista impressa GUIA TEATRO CARIOCA):  A minha alegria foi ver novamente no palco um humorista, um showman que afirmo ser um dos maiores humoristas em atividade nos palcos cariocas. Se hoje alguém me perguntar qual é o melhor espetáculo de humor no Rio, respondo na hora: vá assistir DONA ENCRENCA…  Afirmo, sem qualquer medo de errar: O espetáculo do BEMVINDO SEQUEIRA é o que há de melhor hoje em termos de humor na cidade do Rio de Janeiro (já assisti a 310 peças esse ano, por isso tenho como comparar). E tenho certeza de que as centenas de pessoas que lotaram o Teatro assinam em baixo o que estou dizendo, haja vista a profusão de gargalhadas durante todo o tempo e a quantidade de vezes em que interromperam a apresentação do espetáculo com aplausos calorosos, em cena aberta! Realmente imperdível!

Naiara Andrade (jornalista do EXTRA): Adorei! Ri do início ao fim. Recomendo! Noite divertida!

Lucia Baruffaldi (produtora cultural): Estréia maravilhosa..boas gargalhadas, Bemvindo Sequeira acertou em cheio!! Mais que recomendo.. sucesso garantido.

Renato Oliveira (Colunista Social): O espetáculo do Benvindo é de rir do começo ao fim, seu carisma suas piadas e presença de palco mostram o porque de seus 51 anos de profissão com muito sucesso ,recomendo a todos que queiram ter uma noite feliz , com muitas risadas , sem dizer que o conforto e visibilidade que a plateia tem (no Oi Casagrande) ainda engrandece mais o espetáculo.

Marcelo Stu (técnico de luz):  Conheço bem o Gênio de fazer rir (morrer de rir), Bemvindo Sequeira. Impossível não sair chorando de tanta risada. Quem nunca viu não pode perder e quem viu pode ver de novo que o Rei do improviso vai modificar alguma coisa.

 

Quem não conhece o BEMVINDO SEQUEIRA?

Na Tv ele foi: o “Bafo de Bode” em “Tieta”, o “Delegado Noronha” na novela “Felicidade”, o “Brasilino Roxo” na “Escolinha do Professor Raimundo”, o “Lupicínio” em “Tocaia Grande”, o “Zebedeu” em “Mandacaru”, o “Seu Celestino” no “Tecendo o Saber”- projeto educacional do Instituto Paulo Freire – o “Alfredo Dias” em “Cidadão Brasileiro”, o “Clemente Palhares” em “Bela, a Feia”, o “Dorivaldo” em “Dona Xepa”, o “Tufik Abdala” de “Pecado Mortal”, o “Emaré” em “Milagres de Jesus”, o “Baruk” em “Os 10 Mandamentos”, o “Paris La Rosie, o Conde de Siena” de Belaventura, além do “Arnaldo” do seriado “Vai Que Cola”.

No teatro, nos anos 80, apresentou seu primeiro show solo “O Dia Que o Brasil Tomou Doril”, em seguida, na época das Diretas Já, fez muito sucesso com “Oxente Gente, Bemvindo Prá Presidente!”… nos anos 90 fez todo mundo rir muito nos shows  “Ri Melhor Quem Ri Bemvindo” e “Um Brasil de Risadas” que apresentou por todo o Brasil.

Em teatro ele foi dirigido pela grande Bibi Ferreira em duas ocasiões: em “Roque Santeiro – O Musical” de Dias Gomes e “Deus Lhe Pague”, de Joracy Camargo, onde interpretou o personagem em que o grande ator Procópio Ferreira, se consagrou.  De Dias Gomes ele protagonizou também “As Primícias” sob a direção de Sydnei Cruz. Do comediógrafo João Bittencourt, ao lado de Jorge Dória, apresentou o clássico “Bonifácio Bilhões” além de sua tradução e adaptação para o clássico de Moliére “O Doente Imaginário”.  Dividiu a cena com a comediante Berta Loran em “Pais Criados, Trabalhos Dobrados”, com Fafy Siqueira em “Camisa de Força” e com a Suely Franco, na comédia de Chico Anysio “Há um Homem na minha Casa”.   Entre muitos outros sucessos, participou da montagem original do antológico “Por Falta de Roupa Nova… Passei o Ferro na Velha” de Abílio Fernandes com a Henriqueta Brieba, além de comédias de Gugu Olimecha como “A Louca de Bonsucesso”.

 

 

Serviço:

Dias 08, 09 e 10 de dezembro/ 2017.

Sexta Feira, Sábado e Domingo 20h

Teatro da UFF

Rua Miguel de Frias 09 – Icaraí – Niterói

Tel: 3674-7515 

Ingresso: R$ 50,00 / R$ 25,00 ( idosos a partir de 60 anos e estudantes )

Duração: 90 minutos

Classificação: não recomendado para menores de 12 anos

Capacidade do teatro: 340 lugares

Gênero: Stand Up Comedy

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top