Educação

Sebrae leva capacitação à população e servidores de Niterói

Onze gestores da cidade estão, através do Lidera Rio, passando por capacitação que forma líderes públicos com foco em resultados. Em novembro, o município bateu recorde de adesão no Estado do Rio de Janeiro ao Curso de Capacitação Para Administração Pública. Na quarta-feira (6), será a vez do Seminário de Desburocratização, com inscrições abertas para a população. Todas gratuitas, as três iniciativas têm em comum a parceria com o Sebrae.

Seminário de Desburocratização – O Seminário da próxima quarta-feira, que vai acontecer na Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro, a partir das 14h, abordará o tema de desburocratização, com foco no que muda no licenciamento empresarial no município. O evento, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae, vai apresentar as alternativas que a Prefeitura de Niterói vem apresentando para desburocratização para o empresariado. O seminário vai contar com palestra de Luiz Barreto, ex-ministro do turismo (2008 e 2010) e ex-presidente do Sebrae nacional.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval, Luiz Paulino, explicou que as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no telefone 0800 570 0800. Ele ainda aproveitou para convidar os empreendedores da cidade a participar do evento. “Foram promovidas, ao longo de 2017, melhorias na emissão de alvarás em Niterói. O evento vem para sacramentar esses avanços e apresentá-los à população”, pontuou.

Curso de Capacitação de Fornecedores para Administração Pública – Já concluído, o Curso de Capacitação de Fornecedores para Administração Pública contou com 77 empresas atendidas, um recorde no Rio de Janeiro. A iniciativa orientou micro e pequenas empresas para fornecerem às entidades públicas, como as Prefeituras.

O secretário municipal de administração, Fabiano Gonçalves, explicou que, durante a capacitação, foram apresentadas as oportunidades de fornecimento para a Administração Pública, o tratamento diferenciado destinado aos pequenos negócios nas compras públicas, o conhecimento prático e a avaliação de riscos. “Foram 77 empresas qualificadas a participarem dos certames que a Prefeitura promove ao longo do ano. É um fato inédito em uma cidade, de acordo com o próprio Gerente Regional do Sebrae, Américo Diniz. Acreditamos muito que esse processo de qualificação permitirá que o dinheiro fique em nossa cidade”, comentou.

Lidera Rio – Ao longo das aulas do Lidera Rio, que vão até abril de 2018, os selecionados vão desenvolver e implantar projetos de curto prazo que tragam impacto direto e imediato na cidade. Entre os selecionados, está a coordenadora do Escritório de Gestão de Projetos, Valéria Braga.

A iniciativa do Sebrae foca no fortalecimento do papel dos gestores públicos e lideranças como agentes de transformação da sociedade. Valéria Braga explica que a mentoria para a execução das ações estratégicas terá relação direta com o aumento da eficiência dos projetos da cidade.

“O Lidera Rio vai além da capacitação em gestão, planejamento e troca de experiências entre os gestores públicos participantes e seus respectivos municípios. É previsto durante o programa, além do desenho de novos projetos, o acompanhamento para sua implementação e monitoramento. Isto será um diferencial que com certeza, irá impactar na qualidade dos resultados”, garantiu.

Em setembro, a prefeitura assinou o termo de adesão da cidade ao Lidera Rio, que tem como foco a sustentabilidade e resiliência, planejamento urbano para o desenvolvimento, diversificação da matriz econômica e ambiente de negócios, além de aulas teóricas. São sete meses de programa, divididos em quatro etapas: seleção, capacitação, oficinas de desdobramento e monitoramento.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top