Cultura

Lançamento do livro "A Viagem de Alice ao País de seus Sonhos" no Solar do Jambeiro

Lançamento do livro "A Viagem de Alice ao País de seus Sonhos" no Solar do Jambeiro

A escritora Neide Graça lança, neste sábado, dia 2 de dezembro, no Solar do Jambeiro, em Niterói, o livro “A Viagem de Alice ao País de seus Sonhos”. A obra faz parte do projeto Casa Verde de Incentivo à leitura, nele o mundo da imaginação visita a vida real e transforma o leitor em protagonista. Compõem este projetoos livros “Alice e o mistério da casa verde”, “O sumiço da caixinha da Alice” e “A ciranda de Alice: brinquedos e brincadeiras”, todos escritos por Neide Graça e publicados sob o selo da Editora Muiraquitã.

Alice cresceu! Agora é uma adolescente, que continua sonhadora, mas também cheia de dúvidas e conflitos com a mãe, que vive reclamando: “E esse quarto? Como é que você acha alguma coisa aqui nessa bagunça?” “Apaga essa luz! “Dá pra desgrudar do celular?” “Eu estou aqui falando com você! Não sou invisível! Dá pra prestar atenção?”

Surge, de repente, a grande oportunidade de uma viagem, para um outro país, envolvendo a música, sua grande paixão. Como Alice viverá essa inesperada liberdade? Como será a sua vida longe da família e com a responsabilidade de resolver as questões do dia a dia? Alice é muito curiosa e está na idade da aventura. Vale acompanhar essa sua viagem e participar de suas dúvidas, descobertas e conquistas.

Sejam muito bem-vindos ao mundo de sonhos de Alice!

 

Sobre a autora Neide Graça

Neide Graça é bibliotecária que virou escritora por conta da certeza que tem no poder transformador da leitura. Os livros “Alice e o mistério da casa verde”, “O sumiço da caixinha da Alice” e “A ciranda de Alice: brinquedos e brincadeiras” fazem parte do projeto Casa Verde de Incentivo à Leitura, nele o mundo da imaginação visita a vida real e transforma o leitor em protagonista. Embora também se dedique a outras atividades o projeto desenvolvido com as crianças, com certeza, é sua prioridade atual.

Viver profissionalmente cercada pelos livros, certamente, foi decisivo para a autora enveredar por esse caminho. Tornar a palavra-pensada em palavra-escrita foi, então, um caminho natural. Já a decisão de escrever para o exigente público infanto-juvenil foi resultado do trabalho voluntário de incentivo à leitura que vem desenvolvendo com crianças e jovens na Casa de Aureliano, desde 2005, no bairro de São Lourenço, em Niterói, RJ. O “Projeto Casa Verde de Incentivo à Leitura” representa a grata experiência, de trazer o mundo da imaginação para a vida real. Transformar o pequeno leitor em protagonista da sua própria história, através da magia do mundo das ideias é uma experiência tão fascinante quanto difícil. Cada oficina, cada visita a uma escola reforça essa ideia e incentiva a continuidade do trabalho.

 

Sobre a gambista Kristina Augustin

Natural de Niterói-RJ, é doutora em Música pela Universidade de Aveiro-Portugal, Mestre em Artes/Música pela Universidade Estadual e Campinas (Unicamp-SP) e especializou-se em viola da gamba, durante três anos, Schola Cantorum Basiliensis, Suíça. Em 1997, após dois anos de estudos com Sarah Cunningham, diplomou-se pela University Central of England/ Birmingham Conservatoire. De volta ao Brasil, destacou-se no cenário musical nacional como solista apresentando-se nas principais salas de concerto e festivais de música. Juntamente com o flautista David Castelo e a Orquestra Sinfônica Nacional -UFF solou nos concertos de Telemann para flauta-doce, viola da gamba e orquestra sob a regência de Lígia Amadio (2003). Sob a regência de Ricardo Rocha solou no Concerto Bradenburgo nº 6 (2010) e na Paixão Segundo São João ambos de J. S. Bach, ambos na sala Cecília Meireles, RJ. Entre 2009 e 2011 realizou vários concertos solo com objetivo de divulgar a Viola da Gamba no Brasil apresentando-se em São Paulo, João Pessoa, Florianópolis, Fortaleza, Araripe, Niterói e Rio de Janeiro.

Como camerista, foi integrante do Música Antiga da UFF durante 20 anos, participando de várias turnês pelo Brasil, sendo a que teve maior abrangência foi realizada pelo SESC no projeto Sonora Brasil (22 cidades brasileiras). Juntamente com o gambista Mario Orlando realizou um trabalho de divulgação da Viola da Gamba apresentando-se em duo em cidades como Porto Alegre, Araripe, Juazeiro, Belo Horizonte, Joinville, Niterói e Rio de Janeiro. Em 2007 fundou o conjunto Quadro Antiquo com o qual realizou três turnês pelo Norte-Nordeste brasileiro (2007,2009,2010) em Minas Gerais (Belo Horizonte, São João del Rey, Ouro Preto, Tiradentes, Barbacena, Diamantina 2008) e concertos na Europa (Lisboa, Santarém, Aveiro, Porto e Praga -2008) sob patrocínio do Música no Museu.

Como fruto de seu trabalho de divulgação da viola da gamba no Brasil foi citada no dicionário Novo Aurélio, século XXI no verbete “viola da gamba” e “gambista” e sua biografia consta no Dicionário Biográfico de Música Erudita Brasileira de Olga G. Cacciatore. É autora do livro Um Olhar sobre a Música Antiga – 50 anos de História no Brasil (1999). Recebeu em 2000 a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Niterói pelo trabalho de divulgação da Música Antiga.

Lançamento do livro “A Viagem de Alice ao País de seus Sonhos” e participação especial da gambista Kristina Augustin

Literatura Infanto-juvenil

Autora:  Neide Graça

Editora Muiraquitã

Camerista: Kristina Augustin

Dia: 02 de dezembro, sábado, às 16h

Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro – R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá, Niterói – RJ